Você está aqui: Página Inicial > Notícias > São João del-Rei > 2023 > 10 > Campus São João del-Rei promove ação integradora chamada “Ginga de Vivências”

Campus São João del-Rei promove ação integradora chamada “Ginga de Vivências”

CAMPUS SÃO JOÃO DEL-REI PROMOVE AÇÃO INTEGRADORA CHAMADA “GINGA DE VIVÊNCIAS”

"Giro um simples compasso. E num círculo eu faço o mundo". Esse é um dos versos da clássica música "Aquarela" de Toquinho. Seus versos nos lembram da potência criadora que há na ponta de um lápis.

Visando estimular a criatividade e produção textual dos estudantes do Ensino Médio Integrado, o Programa Residência Pedagógica do curso de Letras do  IF Sudeste MG Campus São João del-Rei promove ação integradora chamada “Ginga de Vivências”. As inscrições são de 04 a 09 de outubro.

Segundo a professora organizadora da proposta, Janaína Rufino, a "Ginga de Vivências" se organizará como um concurso de histórias/textos produzidos individualmente por alunos do Ensino Médio do Campus SJDR, alunos da Escola Estadual Governador Milton Campos e alunos da Escola Municipal Damiano Fuzatto.

Por meio da escrita criativa e memorialística,  a ação integradora tem por objetivo: "incentivar a discussão da comunidade escolar sobre ancestralidade e memória e promover a habilidade de produção textual dos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. É também propósito do presente edital, estimular letramentos literários. Acreditamos que percorrer o caminho da escrita, requer caminhar pela leitura, como exercício de continuidades", reforça Professora Janaína

Como será o concurso?

O concurso de histórias/textos será dividido em três categorias:

Os alunos do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental competirão entre si na categoria “Produção Literária - Tema: ‘Uma memória Inesquecível’”.

Os alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental competirão entre si na categoria “Produção Literária - Tema: ‘Como as memórias nos constituem’.

Os alunos do Ensino Médio competirão entre si na categoria “Produção Literária - ‘Um lugar onde me encontro na escola’’’.

A motivação e a produção dos textos deverão ser realizadas em ambiente escolar em acordo com o professor regente de Língua Portuguesa de cada turma.

O período de inscrições será do dia 04/10 /2023 até o dia 09/10/2023.

As inscrições serão feitas mediante preenchimento de um formulário disponibilizado na escola pela equipe do Programa Residência Pedagógica de Letras do IF Sudeste MG - Campus São João del-Rei.

E como será a avaliação?

Os textos serão avaliados por uma comissão composta por professores de Língua Portuguesa das escolas parceiras, alunos do curso de Letras do IF Sudeste MG - Campus SJDR, alunos residentes e convidados que não tenham parentesco com os autores.

Os três primeiros colocados de cada categoria serão premiados com certificado de premiação e medalha.

Os resultados do concurso serão divulgados no dia 01/12/2023 em evento organizado no campus do IF Sudeste MG - Campus SJDR.

Para mais informações: https://www.calameo.com/books/0074810910e8ce31c5481