Você está aqui: Página Inicial > Notícias > São João del-Rei > 2023 > 11 > IF Sudeste MG- Campus SJDR realiza X Fórum de Ambiente, Saúde e Segurança
conteúdo

Destaque

IF Sudeste MG- Campus SJDR realiza X Fórum de Ambiente, Saúde e Segurança

Edição Comemorativa dos 10 anos do Fórum do NASS é o tema de 2023 do evento que contará também com atividades temáticas de cada área no segundo dia do evento
IF SUDESTE MG- CAMPUS SJDR REALIZA X FÓRUM DE AMBIENTE, SAÚDE E SEGURANÇA

IF SUDESTE MG- CAMPUS SJDR REALIZA X FÓRUM DE AMBIENTE, SAÚDE E SEGURANÇA

Acontece entre os dias 13 e 14 de novembro o X Fórum de Ambiente, Saúde e Segurança do IF Sudeste MG- Campus São João del-Rei. O evento é organizado pelo Núcleo de Ambiente, Saúde e Segurança em parceria com a Direção de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação. 

O tema deste ano é “Edição Comemorativa dos 10 anos do Fórum do NASS”, e trará na palestra de abertura o tema: "o SUS nosso de cada dia". A abertura acontece às 19 horas no auditório do 38º Batalhão de Polícia Militar de Minas Gerais na Avenida Leite de Castro. 

Vale ressaltar que, falar sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) brasileito tornou-se um assunto muito pertinente, em especial após o contexto da pandemia da COVID-19 e a importância do Programa Nacional de Vacinação e a atuação dos profissionais de Saúde entre os anos de 2020 a 2022, período mais agravante da pandemia. O objetivo é o de estimular o público participante ao desenvolvimento de consciências e repertórios que favoreçam a reflexão do contexto da saúde pública no Brasil.

O evento é aberto a toda comunidade do Campus São João del-Rei e comunidade externa interessada no tema e será totalmente presencial esse ano, ocorrendo as atividades específicas do segundo dia nas salas de aula e Minianfiteatro (2252) na sede do IF Sudeste MG sanjoanense.

Para participar, os interessados devem se inscrever ( o link de inscrições será divulgado em breve) ou pelo e-mail: nass.sjdr@ifsudestemg.edu.br.  As inscrições já estão abertas e seguem até a data do evento. Somente os inscritos  terão acesso ao certificado de participação.

Programação

Dia 13-11:

19:00 - 19:30: Abertura do Evento e Discurso de Boas-Vindas

19:30 - 20:30: Conferência - o SUS nosso de cada dia

Palestrante: Karina Cardoso

21:45 - 22:30: Sessão de Perguntas e Respostas e Encerramento do Dia 1

Moderadora: Professora Rúbia Mara Ribeiro

 

Dia 14-11: Meio Ambiente:

Local: Sala 2005

19:15 - 20:15: Palestra - Restauração Ecológica de Ambientes Degradados no Sítio do Córrego Seco.

Palestrante: Professor Sérgio Gualberto Martins da UFSJ

20:15 - 21:00: Sessão de Perguntas e Respostas e Encerramento do Evento

Moderadora: professora Maria das Graças Alves Costa

 

Dia 14-11: Segurança

Local: Mini anfiteatro

19:15 - 20:15: Palestra – Higiene Ocupacional e campos de atuação

Palestrante: Suelen Machado Creton

20:30 - 21:30: Palestra – Instrumentação em Higiene Ocupacional

Palestrante: Claudiceia Brito da Silva

Descrição do Palestrante: Representante comercial da Chrompack Instrumentos Científicos.

Moderador: José Felix Hernandez Martin

 

Dia 14-11: Saúde

Local: Sala 2007

19:15 - 20:15: Palestra - Enfermagem em Hemoterapia e Hematologia, rompendo barreiras culturais em prol da vida.

Palestrante: Professor Alan Ivan Barros Tavares – IF Sudeste MG

Descrição do Palestrante: Bacharel em Enfermagem. Pós Graduado em Urgência e Emergência e Auditoria em sistemas de saúde.

20:15 - 21:00: Sessão de Perguntas e Respostas e Encerramento do Evento

Moderadora: Professora Suzana Vale

 

Sobre os palestrantes

Karina Cardoso- Graduada em Fisioterapia e em Administração; Mestre em Educação; Especialista em Gestão Microrregional de Saúde, além de diversas outras formações lato sensu em áreas correlatas. Ampla atuação na gestão municipal de saúde em tempo e em diversidade de experiências. Foi nossa colega professora aqui no Instituto Federal Sudeste Minas - Campus São João del Rei. Atualmente é Fisioterapeuta - Gerente do Setor de Atenção à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Minas Gerais, é membro suplente da Câmara Técnica e da CIB-SUS da Microrregião de São João del Rei e Câmara Técnica e CIB-SUS da Macrorrregião Centro Sul, do Comitê Gestor da Rede de Urgência e Emergência Centro Sul, Comitê Gestor de Atenção Hospitalar e Comitê Gestor Regional de Oncologia. É presidente da Comissão de Planejamento Estratégico da Secretaria de Saúde de São João del Rei, membro da Comissão de Contratualização e da Comissão de Concursos e Processos Seletivos.

Sérgio Martins- Engenheiro Florestal. Doutor em Conservação do Solo e da Água. Professor da Universidade Federal de São João del Rei - UFSJ. Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Lavras (1998), mestrado e doutorado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade Federal de Lavras (2001/2005). Tem experiência em Ciências dos Solos, com ênfase em Manejo e Conservação do Solo e da Água, Fertilidade, Gênese e Classificação e Física do solo, atuando principalmente nos seguintes temas: erosão, sustentabilidade, manejo e conservação do solo, controle de erosão, perdas de macro e micronutrientes em sedimento e água de erosão, estrutura do solo e recuperação de áreas degradadas. Atualmente além da graduação, atua no Programa de Mestrado em Artes, Urbanismo e Sustentabilidade. Trabalhou na FCA como analista de meio ambiente, realizando gestão de recursos hídricos e resíduos sólidos e também como responsável pela coordenação ao atendimento de emergências ambientais da empresa. Na mesma empresa participou da implantação da ISO 14001.

Suellen Machado- Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Espírito Santo (2013), Pós Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho (2016) e Pós Graduação em Ergonomia (2020). Atualmente é proprietária da SM Consultoria em Segurança do Trabalho, engenheira e professora na Astec Consultoria e Assessoria em Segurança e Higiene e professora em cursos de Pós Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho. Autora do livro Ergonomia - Conforto Ambiental nos Locais de Trabalho, publicado pela editora Lujur. Colaboradora nos livros: Aposentadoria Especial - Aspectos técnicos para caracterização. Tuffi Messias Saliba. Jurisprudência de Insalubridade, periculosidade, acidentes e doenças do trabalho e prova pericial. Tuffi Messias Saliba.

registrado em: