Você está aqui: Página Inicial > Notícias > São João del-Rei > 2023 > 11 > NEABI SJDR lança Coleção de Literatura Decolonial na Biblioteca do Campus

NEABI SJDR lança Coleção de Literatura Decolonial na Biblioteca do Campus

Alunos e servidores estão convidados a participar do lançamento na Biblioteca Alexina de Magalhães Pinto na próxima segunda-feira, dia 27 de novembro
NEABI SJDR LANÇA COLEÇÃO DE LITERATURA DECOLONIAL NA BIBLIOTECA DO CAMPUS

Na próxima segunda-feira, dia 27 de novembro, continuando as celebrações do Dia da Consciência Negra, comemorado no dia 20, os membros do NEABI ( Núcleo de Estudos Afro Brasileiros e Indígenas) do IF Sudeste MG- Campus São João del-Rei trazem uma novidade para a Biblioteca do Campus.

Por isso, o NEABI do IF Sudeste MG- Campus São João del-Rei está lançando no dia 27 de novembro, segunda-feira, às 15h30, a Coleção de Literatura Decolonial na Biblioteca Alexina de Magalhães Pinto no Prédio 02 do Campus São João del-Rei.

A doação dos  livros livros foi possível graças aos recursos advindos do  Edital PROEX N° 02/2022- do Programa der Exrtensão “O Brasil é o café e o café é o negro: políticas extensionistas em prol do protagonismo negro, letramento racial em diálogo com o setor cafeeiro”, os recursos foram possíveis mediante emenda parlamentar da deputada federal Aurea Carolina.

Em São João del-Rei, o NEABI propôs no ano de 2022/2023 o Programa Aquilombar-se com três projetos que incluíam ações no Campus e na Comunidade Quilombola do Curralinho dos Paulas em Resende Costa.

Ao todo, foram investidos, somente no Campus São João del-Rei, para a aquisição de livros: R$ 16.826,35 em 49 títulos entre livros infantis com a temática afrocentrada a teóricos como Djamila Ribeiro, Angela Davis, Nilma Lino Gomes, Flávio dos Santos, Conceição Evaristo entre outros que tratam sobre temas das relações raciais.

"Depois de passar pelo processo de cadastramento e inserção de códigos de identificação, esses livros estarão disponíveis ao empréstimo não só dos estudantes e servidores do Campus São João del-Rei , como também da nossa comunidade externa, que pode consultar o acervo na Biblioteca. Esperamos que todos possam desfrutar e aprender com a doação do NEABI para a unidade sanjoanense", destaca Juliana Rodrigues, presidente do NEABI do Campus São João del-Rei.

Sobre o NEABI

Os NEABI’s do IF Sudeste MG são os núcleos de coordenação, planejamento, assessoramento e monitoramento de ações de ensino, pesquisa e extensão com foco na temática das identidades e relações étnico raciais das populações afrodescendentes, remanescentes quilombolas, remanescentes indígenas e indígenas.

Os NEABI’s atuam como multiplicadores de educação para a convivência e respeito da diversidade, contribuindo para a equidade racial e promoção da Educação das relações étnico raciais.

Em dezembro de 2020, foi aprovado pelo CONSU, por meio da resolução nº 58/2020, de 15-12-2020, o regulamento dos Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI´s) do IF Sudeste MG.

Os atuais membros do NEABI- Campus São João del-Rei convidam alunos, servidores, membros da comunidade externa e participantes de projetos de ensino, pesquisa e extensão com a temática étnico racial para participar do NEABI, enquanto membros do grupo de estudo. Inscrições para novos membros podem ser realizadas até 20 de dezembro.

Sobre o Programa Aquilombar-se

Este programa de Extensão teve suas atividades realizada de junho de 2022 a abril de 2023. Teve como objetivo realizar ações de Letramento Racial por meio de dois projetos de extensão e de um evento acadêmico e cultural: o projeto “Era uma vez no quilombo: contação de histórias, jogos e brincadeiras afro-centradas”, desenvolvido na Escola Municipal Rosa Penido, que fica dentro de uma comunidade quilombola do Curralinho dos Paulas.

O segundo projeto foi “Câmara Escura: o quilombo quer se ver” com as projeções de 08 filmes entre longas e curtas temática central as discussões sobre as relações étnico raciais que foram exibidos no Centro Comunitário e na  Escola Municipal Rosa Penido em Curralinho dos Paulas

Por fim, oevento VI Encontro de Relações Raciais e Sociedade (ERAS) aconteceu nos dias 26 e 27 de abril. Com o tema Sentidos do aquilombar-se: diálogos, andanças, território e construção de palavras germinantes, a sexta edição do Encontro de Relações Raciais e Sociedade (ERAS) propôs o debate das temáticas que interseccionam educação, pesquisa, gênero, raça, classe, políticas públicas e lutas pelo território que configuraram os Quilombos e as comunidades quilombolas no Brasil.

Sobre o Edital Brasil é o Café

A finalidade do Edital PROEX N° 02/2022 foi apoiar o desenvolvimento dos Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABIs) dos campi do IF Sudeste MG na criação de espaços formativos e na busca por dar visibilidade à contribuição da população negra na construção da sociedade brasileira e, em especial, para a cadeia produtiva do café. Para tanto, recebeu propostas dos diversos NEABIs dos seus 10 campi e campi avançados que previam ações de diálogo com pequenos produtores, cooperativas, famílias, jovens, instituições da sociedade civil e escolas públicas das regiões de atuação do IF Sudeste MG.