Você está aqui: Página Inicial > Notícias > São João del-Rei > 2023 > 11 > X Fórum de Ambiente, Saúde e Segurança do Campus São João del-Rei destaca avanços
conteúdo

Ensino

X Fórum de Ambiente, Saúde e Segurança do Campus São João del-Rei destaca avanços

O evento reuniu especialistas, palestrantes e entusiastas para discutir temas cruciais que permeiam essas áreas tão fundamentais para o desenvolvimento sustentável.

Nos dias 13 e 14 de novembro, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - Campus São João del-Rei sediou o X Fórum de Ambiente, Saúde e Segurança. O evento reuniu especialistas, palestrantes e entusiastas para discutir temas cruciais que permeiam essas áreas tão fundamentais para o desenvolvimento sustentável.

O primeiro dia do fórum, em 13 de novembro, foi marcado por palestras que, segundo os participantes foram "inspiradoras e enriquecedoras". A noite começou com a Conferência "O SUS nosso de cada dia", apresentada pela palestrante Karina Cardoso. Em seguida, Itamar Resende, conferencista da "Boston Metal do Brasil", compartilhou insights sobre a transformação de passivos ambientais em valor, "proporcionando uma visão única sobre sustentabilidade e negócios", afirma um dos organizadores do evento o Professor e Chefe do Núcleo de Ambiente, Saúde e Segurança (NASS), Ernani Coimbra. 

O segundo dia do evento, em 14 de novembro, foi dividido em três trilhas temáticas: Meio Ambiente, Segurança e Saúde.

Na trilha de Meio Ambiente, o Professor Sérgio Gualberto Martins da UFSJ ministrou a palestra "Restauração Ecológica de Ambientes Degradados no Sítio do Córrego Seco". Sua apresentação destacou a importância da restauração ecológica para a preservação ambiental.

No segmento de Segurança, no Mini Anfiteatro, Suelen Machado Creton abordou o tema "Higiene Ocupacional e Campos de Atuação", seguido por Claudiceia Brito da Silva, representante comercial da Chrompack Instrumentos Científicos, que trouxe sua experiência na palestra "Instrumentação em Higiene Ocupacional". Ambas as palestras forneceram uma compreensão aprofundada das práticas de segurança ocupacional.

Na trilha da Saúde, na Sala 2007, o Professor Alan Ivan Barros Tavares do IF Sudeste MG encerrou o fórum com a palestra "Enfermagem em Hemoterapia e Hematologia, Rompendo Barreiras Culturais em Prol da Vida". O palestrante destacou a importância da enfermagem no contexto da saúde, ultrapassando barreiras culturais em prol da vida.

O X Fórum de Ambiente, Saúde e Segurança do IF Sudeste MG - Campus São João del-Rei se destaca como um espaço vital de troca de conhecimentos e reflexões, promovendo avanços nessas áreas tão essenciais para a construção de um futuro mais sustentável e saudável.

Texto: Ernani Coimbra

Edição: Juliana Rodrigues

registrado em: