Você está aqui: Página Inicial > Notícias > São João del-Rei > 2023 > 12 > Campus São João del-Rei faz premiação do Projeto “Ginga de Vivências”

Campus São João del-Rei faz premiação do Projeto “Ginga de Vivências”

CAMPUS SÃO JOÃO DEL-REI FAZ PREMIAÇÃO DO PROJETO “GINGA DE VIVÊNCIAS”

"O poeta é um fingidor
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente."
- Fernando Pessoa

Os versos ao lado de Fernando Pessoa, resumem a potência sensível que há naqueles que ousam tomar a pena e expressar-se por meio da escrita, seja ela prosa ou verso.

Visando estimular a criatividade e produção textual dos estudantes do Ensino Médio Integrado, o Programa Residência Pedagógica do curso de Letras do  IF Sudeste MG Campus São João del-Rei promoveu a ação integradora chamada “Ginga de Vivências”. Trata-se de um concurso de histórias e na próxima segunda-feira, dia 04 de dezembro, haverá a premiação dos destaques na sede do Campus São João del-Rei, na Quadra Esportiva às 19 horas.

Neste evento será realizado a premiação dos três primeiros colocados de cada categoria da atividade GINGA DE VIVÊNCIAS com certificado de premiação e medalha. Serão premiados os três primeiros colocados de cada categoria com certificado de premiação e medalha.

Na data haverá apresentação artística desenvolvida pelas alunas extensionistas do projeto Nós e Arte, Nós em Rede: gestando um grupo artístico cultural orientadas pela colaboradora externa TAÍS CAROLINE DE SOUSA e pela Professora Janaína de Assis Rufino.

Sobre o Ginga de Vivências

Segundo a professora organizadora da proposta, Janaína Rufino, a "Ginga de Vivências" se organizou como um concurso de histórias/textos produzidos individualmente por alunos do Ensino Médio do Campus SJDR, alunos da Escola Estadual Governador Milton Campos e alunos da Escola Municipal Damiano Fuzatto.

Por meio da escrita criativa e memorialística,  a ação integradora tem por objetivo: "incentivar a discussão da comunidade escolar sobre ancestralidade e memória e promover a habilidade de produção textual dos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. É também propósito do presente edital, estimular letramentos literários. Acreditamos que percorrer o caminho da escrita, requer caminhar pela leitura, como exercício de continuidades", reforça Professora Janaína

Sobre o Concurso de histórias

O concurso de histórias/textos foi dividido em três categorias:

Os alunos do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental competiram entre si na categoria “Produção Literária - Tema: ‘Uma memória Inesquecível’”.

Os alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental competiram entre si na categoria “Produção Literária - Tema: ‘Como as memórias nos constituem’.

Os alunos do Ensino Médio competiram entre si na categoria “Produção Literária - ‘Um lugar onde me encontro na escola’’’.

A motivação e a produção dos textos deverão ser realizadas em ambiente escolar em acordo com o professor regente de Língua Portuguesa de cada turma. O período de inscrições foi  do dia 04/10 /2023 até o dia 09/10/2023.

E como foi a avaliação?

Os textos serão avaliados por uma comissão composta por professores de Língua Portuguesa das escolas parceiras, alunos do curso de Letras do IF Sudeste MG - Campus SJDR, alunos residentes e convidados que não tenham parentesco com os autores.

Para conferir quem são os premiados e o resultado, clique aqui