Você está aqui: Página Inicial > Notícias > São João del-Rei > 2024 > 03 > Alunos do Ensino Médio Integrado participam da Olimpíada de Biologia

Alunos do Ensino Médio Integrado participam da Olimpíada de Biologia

No final do ano passado, os alunos do Ensino Médio Integrado também foram premiados no resultado da 18ª OBMEP . Ao todo, nove alunos foram contemplados
Exibir carrossel de imagens ALUNOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO PARTICIPAM DA OLIMPÍADA DE BIOLOGIA

ALUNOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO PARTICIPAM DA OLIMPÍADA DE BIOLOGIA

Nessa última sexta-feira, dia 08 de março, alunos dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio (Meio Ambiente e Edificações) de todas as séries participaram da 1ª Fase da Olimpíada de Biologia (OBB).

A OBB é um projeto voltado para estudantes de Ensino Médio, organizado pelo Instituto Butantan e apoiado pela ESIB, com o intuito de promover e disseminar o conhecimento nas áreas da Biologia.

A representante da Olimpíada no Campus SJDR, professora Alessandra Fernandes, explica a importância da iniciativa para os alunos: “As Olimpíadas são uma forma de incentivar os estudos dos alunos, e oportunizar bolsas, novas experiências e a entrada em universidades públicas”.

A professora também salienta que essa iniciativa só foi possível graças aos professores que lecionam no ensino médio que ajudaram na aplicação das provas e liberação dos alunos, bem como o COEN para a efetivação da aplicação da prova em todas as turmas”.

A nota de corte da fase 1 e a lista dos classificados para a fase 2A será divulgada no sítio da OBB (https://olimpiadasdebiologia.butantan.gov.br/provas-e-gabaritos-e-classificacoes ) até o dia 22/03/2024.

Conheça como funciona a Olimpíada de Biologia no site: https://olimpiadasdebiologia.butantan.gov.br/

Outras premiações

No final do ano passado, os alunos do Ensino Médio Integrado também receberam animados o resultado da 18ª OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) que foi divulgado em 20 de dezembro de 2023. Parte dos participantes da prova foram premiados.

Vale lembrar que todos os alunos do ensino médio participaram da 1ª fase da OBMEP. Desses, 12 alunos passaram para a 2ª fase da OBMEP.

"Parabéns aos nossos estudantes dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio pela conquista da medalha de bronze e menções honrosas do nível 3 da 18ª OBMEP -Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas na premiação regional!  A equipe do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - campus São João del-Rei está orgulhosa do empenho, dedicação e a conquista de vocês!", reforça a professora e coordenadora local, Waldilainy de Campos.

Os alunos premiados com medalha são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC Jr – OBMEP) do IMPA na qualidade de aluno, incluindo uma bolsa de Iniciação Científica Jr do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), já os premiados com menção honrosa podem se candidatar e passarão por um processo seletivo para ocuparem as vagas sobressalentes, em caso de desistência dos medalhistas.

As atividades do programa incluem encontros presenciais ou virtuais, a depender da localidade do aluno, discussões virtuais no fórum da OBMEP, avaliações no Portal do PIC e outras atividades do Portal da Matemática. O PIC tem como objetivo incentivar o estudo da matemática, além de dar a oportunidade para os participantes de conhecerem a disciplina através de outro olhar.

Confira a lista dos premiados no OBMEP 2023

1- Augusto Alves dos Santos - Menção Honrosa