Você está aqui: Página Inicial > Notícias > São João del-Rei > 2024 > 04 > Campus São João del-Rei abre vagas para cursos EAD no segundo semestre
conteúdo

Destaque

Campus São João del-Rei abre vagas para cursos EAD no segundo semestre

Campus Barbacena e São João del-Rei abrem primeiro curso intercampi EAD do IF Sudeste MG, além do curso Informática para Internet EAD em SJDR
CAMPUS SÃO JOÃO DEL-REI ABRE VAGAS PARA CURSOS EAD NO SEGUNDO SEMESTRE

CAMPUS SÃO JOÃO DEL-REI ABRE VAGAS PARA CURSOS EAD NO SEGUNDO SEMESTRE

O Campus Barbacena e São João del-Rei do IF Sudeste MG se uniram para promover o primeiro curso EAD intercampi de ambos e a primeira graduação EAD multicampi do IF Sudeste MG: Curso de Tecnologia em Gestão de Turismo. São 70 vagas ao todo, sendo 35 vagas para cada unidade. Além disso, São João del-Rei também oferecerá 50 vagas no curso Técnico Concomitante/Subsequente em Informática para Internet, também EAD.

O curso de Informática para Internet, segundo a ementa do curso em formato presencial é formar o profissional que receberá em sua formação conhecimentos e saberes relacionados aos processos de planejamento e execução de projetos em websites focados na experiência do usuário, na testagem e análises de produtos web, na liderança de equipe e na ética profissional. Vale ressaltar que o curso EAD é completamente novo e será adequado às necessidades e ao formato do ensino à distância, como apostila própria, parte dos encontros presenciais e uma plataforma já experimentada em outros cursos da modalidade no IF sanjoanense, a saber, o próprio SIGAA e a Plataforma Moodle.

Já o Curso de Gestão de Turismo será ofertado, gratuitamente, na modalidade Educação a Distância (EAD), com carga horária de 1600 horas, em 2 anos. A equipe docente será formada por 50% dos docentes de cada uma das unidades.

O Campus Barbacena já possui este mesmo curso em modalidade presencial. Segundo a apresentação do curso do SIGAA, o curso Tecnologia em Gestão de Turismo pertence ao eixo tecnológico de Hospitalidade e Lazer e visa preparar profissionais para atuar no planejamento e desenvolvimento da atividade turística nos segmentos públicos e
privados, bem como dar o suporte necessário ao desenvolvimento e qualificação do ramo turístico, nos seus mais variados aspectos e setores.

Pretende-se que o egresso do curso possua uma formação que lhe permita contribuir para a redução das desigualdades sociais e compreender a importância do desenvolvimento turístico nas sociedades atuais e futuras, não só em termos econômicos, mas também ambientais, sociais e culturais, especialmente no que tange ao desenvolvimento e oferta de produtos e serviços sustentáveis e coerentes com a capacidade de oferta das destinações turísticas e das comunidades locais inseridas nesta atividade.

 

Sobre o curso de Gestão de Turismo

A primeira turma será ofertada no 2º semestre de 2024. Os interessados já podem se inscrever no Processo Seletivo. Até o dia 7 de maio, os candidatos devem se inscrever, a partir de um computador, na página ifsudestemg.edu.br/processoseletivo. Não é recomendado o uso de celular ou tablet para o procedimento de inscrição. As unidades participantes da seleção também preveem atendimento presencial para os candidatos, em horários que podem ser consultados nos editais. O acesso ao sistema de inscrições será realizado usando a conta gov.br do candidato. Caso não possua, é necessário criar.

Além do Curso de Tecnologia em Gestão de Turismo e Informática para Internet, o IF Sudeste MG abriu mais de 750 vagas em cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação – presenciais e a distância – distribuídos por sete cidades: Barbacena, Bom Sucesso, Juiz de Fora, Manhuaçu, Rio Pomba, Santos Dumont e São João del-Rei. Os interessados têm acesso a todas as informações na página de editais da seleção 2024/2.

As inscrições são totalmente gratuitas para os cursos técnicos. Para os cursos de graduação e de pós-graduação, a taxa é de R$50,00. O pagamento da GRU (boleto) poderá ser realizado até 8 de maio, exclusivamente em agências e correspondentes bancários do Banco do Brasil. O investimento é referente apenas à etapa da seleção, já que o IF Sudeste MG é uma instituição pública e não cobra mensalidade para nenhum de seus cursos.

 

Grupos de concorrência e critérios de seleção

Uma novidade relevante deste Processo Seletivo do IF Sudeste MG é a aplicação da nova Lei de Cotas (Lei 14.273, de 2023). Ela determina que candidatos concorrerão às vagas reservadas (50% do total) apenas se não obtiverem as notas para ingresso pelas vagas de ampla concorrência. A reserva de vagas leva em consideração se o(a) candidato(a) estuda ou estudou em instituições da rede pública e, em grupos específicos, aspectos como a renda familiar e a autodeclaração étnico-racial e se ele(a) é pessoa com deficiência.

O método de seleção varia conforme a modalidade. A formação das turmas dos cursos técnicos concomitantes e/ou subsequentes será determinada por um sorteio, cuja realização está prevista para 20 de junho. Os candidatos às vagas dos cursos de graduação, por sua vez, farão prova na tarde de 9 de junho, um domingo (serão 45 questões da prova objetiva e uma redação). O comprovante definitivo de inscrição ficará disponível em 3 de junho. O ingresso na pós-graduação depende de critérios específicos para cada curso e descritos nos editais.

 

Para acessar os editais, clique aqui

Para acessar a página do Processo Seletivo, clique aqui

 

Texto original: Bianca Alvim

Edição: Juliana Rodrigues

registrado em: