Você está aqui: Página Inicial > Notícias > São João del-Rei > 2024 > 04 > Campus São João del-Rei tem resultados positivos no JEM 2024

Campus São João del-Rei tem resultados positivos no JEM 2024

IF Sudeste MG sanjoanense vem investindo na prática de esportes para estimular a participação dos alunos do EMI
Exibir carrossel de imagens CAMPUS SÃO JOÃO DEL-REI TEM RESULTADOS POSITIVOS NO JEM 2024

CAMPUS SÃO JOÃO DEL-REI TEM RESULTADOS POSITIVOS NO JEM 2024

O esporte transforma. O esporte é importante para estimular o desenvolvimento de habilidades sociais e pessoais. Como formas de estimular a integração, a responsabilidade, o comprometimento e a busca por uma vida saudável o IF Sudeste MG Campus São João del-Rei vem investindo maciçamente para estimular a prática esportiva na unidade, em especial entre os alunos do Ensino Médio Integrado.

E com este investimento, vem as competições e o resultado. O Campus SJDR participou entre os dias 01 e 05 de abril do JEM (Jogos Escolares Municipais) de São João del-Rei, edição de 2024.

O IF Sudeste MG foi representado por quatro equipes (Futsal e Vôlei, feminino e masculino) e uma participação individual na modalidade Xadrez. Entre os dias 17 e 19 de abril, ainda haverá competições em duplas, na modalidade Vôlei de Praia.

Segundo a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, o JEM é o maior evento esportivo estudantil da cidade e funciona como uma seletiva para os Jogos Escolares de Minas Gerais - JEMG.

Os resultados

Diante das participações realizadas, nossos atletas tiveram um desempenho positivo, acima de resultado adquiridos em edições anteriores. São eles:

Futsal feminino: 4º lugar

Vôlei feminino: medalha de bronze

Vôlei masculino: medalha de ouro

O time de Vôlei Masculino e o enxadrista Rudson de Carvalho, do 1º ano de Edificações, por terem conquistado o 1° lugar, representarão a cidade de São João del-Rei na etapa microrregional do JEMG 2024, que ocorrerá entre os dias 06 e 12 de maio.

“Desde o final de 2023, o campus já investiu mais de R$ 25.000,00 em uniformes, materiais e equipamentos esportivos. Nas últimas semanas, também foram contratados dois estagiários do Bacharelado em Educação Física da Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ, para atuarem no treinamento e nas demais atividades esportivas da Diretoria de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação”, explica o diretor de Administração, César Augusto Neves.

Segundo o diretor, estas despesas estão previstas no Orçamento Participativo para o ano de 2024 e novas aquisições estão planejadas para os próximos meses.

Como já ocorre em outras instituições de ensino mais tradicionais na prática esportiva e participação no JEM, esse estímulo, inclusive, pode impulsionar estudantes a se tornarem atletas profissionais, descobrindo o gosto pelo esporte por meio dos jogos.

Como surgiu os JEM?

Tudo começou quando Cláudio Vaz se tornou coordenador de esporte em 1971 da Prefeitura Municipal em São Luiz, capital do Maranhão. Ele é considerado o “pai” do JEM.

“A competição foi criada com o intuito de incentivar os jovens a praticarem o esporte e tirar o mal do caminho deles. O esporte é uma forma de acabar com a violência e as drogas do caminho dos jovens atletas”, afirmou Cláudio Vaz em entrevista.

Como não tinha nenhuma competição na época, Cláudio Vaz resolveu ampliar para todo o Maranhão os jogos escolares. Trouxe algumas formas de incentivos às escolas, como a educação física. Montou um ginásio dentro do Nhozinho Santos, reunindo mais de 40 mil pessoas. Alcançou seu objetivo e deu aos novos atletas tudo o que ele não teve de incentivo em sua época de atleta juvenil.

O interesse dos alunos, de pais e professores fez com que os jogos fossem ganhando força e se federalizando. Tornou-se a maior competição intercolegial do Maranhão. O exemplo maranhense se multiplico em diversos estados e municípios e atualmente, o JEM ocorre na maioria das cidades, desde pequeno a grande porte.

Fonte: Conheça a história dos JEM´s na voz de seu fundador | VOLEIBOL MARANHENSE (wordpress.com)