Você está aqui: Página Inicial > Notícias > São João del-Rei > 2024 > 04 > Docentes do IF Sudeste- MG Campus SJDR entram em greve

Docentes do IF Sudeste- MG Campus SJDR entram em greve

O Comando de Greve Local encaminhou à Direção Geral o ofício de aviso nesta quarta-feira, dia 24. Diante do movimento, o calendário acadêmico será suspenso a partir do dia 29, segunda-feira.
DOCENTES DO IF SUDESTE- MG CAMPUS SJDR ENTRAM EM GREVE

O Comando de Greve Local, representado por parte dos docentes do IF Sudeste MG- Campus São João del-Rei decidiram em Assembleia de Servidores realizada no dia 23 de abril de 2024 pela deflagração de greve dos servidores docentes do IF Sudeste MG - Campus São João del-Rei.

Segundo ofício encaminhado à Direção Geral do Campus São João del-Rei, a não concessão da revisão geral e anual aos servidores modifica substancialmente a relação de trabalho, acarretando prejuízos devido à corrosão inflacionária e à drástica redução remuneratória, e, por consequência, injusto locupletamento da Administração Pública ao pagar vencimentos menores que os realmente devidos.

"Há uma postura desrespeitosa com as entidades representativas do setor da educação federal, que possuem um dos piores pisos salariais do serviço público, e condescendente com categorias que têm salários melhores, como as do Banco Central, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Auditores Fiscais da Receita Federal, entre outras, que tiveram propostas efetivas de recomposição/reajuste salarial neste ano", afirma o ofício do Comando de Greve Local dos docente.

Vale destacar que o direito de greve é assegurado, competindo aos trabalhadores decidir sobre a oportunidade de exercê-lo e sobre os interesses que devam por meio dele defender, não havendo outra alternativa diante das considerações anteriores.

É importante destacar que  serão mantidos os serviços essenciais e inadiáveis de atendimento à comunidade e que a reposição do período de greve ocorrerá, conforme negociação entre a Direção-Geral e o Comando de Greve Local. A lista dos serviços essenciais ainda será definida em reunião com a gestão, que já manifestou seu apoio ao movimento.

Suspensão do calendário acadêmico

A Direção-Geral do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais – Campus São João del-Rei dirige-se à comunidade acadêmica e ao público em geral para informar que, considerando o legítimo movimento dos servidores, as assembleias dos Comandos de Greve Locais e por decisão ad referendum, os calendários acadêmicos dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio; Técnicos Concomitantes, Subsequentes e Graduações; e Pós-Graduações estarão suspensos a partir de 29/04/2024, enquanto perdurar o movimento de greve.

A Direção-Geral do Campus São João del-Rei e os Comandos de Greve continuarão o diálogo para, de forma transparente, por meio dos canais oficiais institucionais, informar seus estudantes, servidores e comunidade externa sobre os serviços essenciais e o andamento da greve.

Informamos ainda, que será convocada o quanto antes, mas respeitando os prazos regimentais, reunião extraordinária do Conselho de Campus para homologar a decisão.

Adicionalmente, informamos que foi publicada a Portaria CAMPUSSJDR nº 102 de 2024, que autoriza o funcionamento das unidades administrativas do campus no horário entre 10h00 e 19h00, a partir do dia 29/04/2024, devido à deflagração da greve. Caberá aos responsáveis pelas unidades administrativas a decisão sobre a manutenção ou alteração do horário de funcionamento no período e a publicidade das eventuais alterações.

Corrida Noturna será mantida

Apesar do movimento grevista, a A Direção de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IF sanjoanense reforça que está acontecendo desde quarta, dia 24, a V Semana da Integração e amanhã, dia 26 de abril, às 19 horas será mantida a realização da VII Corrida Noturna. Trata-se de dois eventos institucionais unidos em uma semana que pretende ser repleta de atividades acadêmicas, culturais e esportivas com a realização da VII Corrida Noturna no último dia do evento.

O evento deste ano será organizado pela Comissão Organizadora do Campus, com apoio da Secretaria Municipal de Esportes da Prefeitura Municipal de São João del-Rei. As inscrições já se encerraram.

Como já é tradição, teremos premiação especial para os(as) primeiros(as) alunos(as)/servidores(as) nas categorias feminina e masculina.

A VII CORRIDA NOTURNA DO IF SUDESTE MG – CAMPUS SÃO JOÃO DEL-REI, com partida e chegada na sede do campus e um percurso de 5,5 Km de distância, devidamente inscritos. Vale lembrar também que, independentemente da condição climática, haverá a corrida.

A Comissão Organizadora também lembra que  embora tenham sido gratuitas as inscrições pelo site do Corridão, foi pedido aos participantes que doem também 01 kg de alimento não perecível ou 01 caixa de leite para fortalecer as ações do IF Solidário. Essas doações devem ser entregues no dia do evento pelos atletas inscritos.