Ensino
Campus São João del-rei lança I Concurso Cultural de música
Se quem canta seus males espanta, o Campus São João del-Rei vai celebrar o novo ano com seu primeiro evento acadêmico repleto de sons e melodias.
O IF Sudeste MG- Campus São João del-Rei vai realizar no dia 08 de fevereiro, das 08 até às 12 h, no anfiteatro do Conservatório de Música de SJDR, o I Concurso Cultural do IF SUDESTE MG.
Entre tantas expressões artísticas, o I Concurso Cultural do IF SUDESTE MG - Campus São João del-Rei terá como enfoque a música. Poderão se inscrever alunos, servidores e colaboradores externos.
Serão três modalidade para concorrer:
- Música Autoral
- Música Cover
- Música Instrumental
Os três primeiros colocados de cada modalidade serão agraciados com troféus
Como se inscrever?
As inscrições já iniciaram no dia 17 de janeiro e seguem até 02 de fevereiro. Para cada modalidade haverá um formulário diferente:
Link para inscrições Música Autoral - https://forms.gle/bToxCadcFE1Ab3cu8
Link para inscrições Música Cover - https://forms.gle/pkxMVDpNJtpsny5n7
Link para inscrições Música Instrumental - https://forms.gle/MzPuSEeSPnRrUN5j8
Você sabia?
Os concursos ou festivais de música são uma tradição antiga e muito forte na cultura brasileira. A palavra festival vem do latim “ festivitas ”, que significa tanto ‘um dia de festa’ quanto ‘uma maneira engenhosa de dizer’. E essa maneira engenhosa faz-se muito presente nos festivais da década de 1960, precisamente pelo caráter crítico à ditadura militar vigente no período.
Os Festivais da Canção, que tiveram seu auge no fim dos anos 60, foram eventos musicais que possuíam um apelo similar a uma final de Copa do Mundo dos dias de hoje, tamanha a mobilização da população que, literalmente, vestia a camisa de seu cantor e/ou música preferida, comportando-se como um verdadeiro torcedor.
Em abril de 1965 foi realizado o primeiro festival de música popular brasileira transmitido pela TV Excelsior http://www.telehistoria.com.br/thnews/noticia.asp?id=1476), em São Paulo. Devido ao sucesso retumbante, a emissora promoveu, no ano seguinte, a segunda edição do evento, novamente cercado de pleno êxito.
Foi tão grande a repercussão que a TV Record (SP) também decidiu investir no modelo e criou o seu próprio festival, ainda no ano de 1966. Em 1967 foi realizado o III Festival de Música Popular Brasileira, pela TV Excelsior, a versão mais famosa de todas, que revelou vários novos compositores e intérpretes que acabaram escrevendo um pouco da história da música brasileira, como Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Elis Regina.
Paralelamente aos festivais paulistas, a então iniciante TV Globo lançou o Festival Internacional da Canção (FIC), que tinha o seu maior destaque na eliminatória brasileira, também lançando nomes definitivos na nossa música, como Milton Nascimento, Ivan Lins, Raul Seixas, Beth Carvalho e muitos e muitos outros.
Fonte: Festivais da Canção | Musica Brasilis




