Geral
Campus celebra quatro anos de conquistas com lançamento do Relatório de Ações de Destaque
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) – Campus São João del-Rei, divulgou hoje um relatório detalhado das suas ações e resultados alcançados entre maio de 2021 e maio de 2025. O documento destaca o compromisso da instituição com a excelência na educação básica, profissional e tecnológica, pautada na missão, visão e valores institucionais.
Durante os últimos quatro anos, o Campus São João del-Rei implementou diversas iniciativas que fortaleceram seu papel como referência educacional na região. A gestão reforçou a promoção da educação pública, gratuita, inclusiva e de qualidade, articulando ensino, pesquisa e extensão para o desenvolvimento social.
Alguns destaques da Gestão 2021-2025:
- Expansão e Inovação Acadêmica:
- Criação de novos cursos, incluindo o Técnico em Análises Clínicas, Técnico em Informática para Internet (EaD), Curso técnico de Informática integrado ao Ensino Médio, cursos FIC Libras (Básico e Intermediário) e FIC Microempreendedor (MEI).
- Lançamento da Especialização Técnica em Saúde do Trabalhador na modalidade EaD.
- Implementação do primeiro curso de graduação tecnológica EaD em Gestão do Turismo.
- Apoio e Inclusão Estudantil:
- Concessão de um significativo número de bolsas de Assistência Estudantil, totalizando 1.088 bolsas de Manutenção, 82 de Manutenção Emergencial, 124 de Inclusão Digital - Internet e 100 de Inclusão Digital - Equipamento.
- Oferta diária de lanches e refeições (buffet self-service) para discentes dos cursos técnicos integrados, incluindo a primeira oferta via Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
- Fortalecimento do Núcleo de Ações Inclusivas (NAI), o primeiro campus a incluí-lo no Regimento Interno, com um servidor técnico-administrativo dedicado e 48 alunos assistidos.
- Gestão e Transparência:
- Atuação na obtenção de três emendas parlamentares para investimentos na unidade.
- Implantação do Arquivo Geral, sendo a primeira unidade a incluir o arquivo no Regimento Interno com gestão de documentos.
- Atualização do Regimento Interno da unidade e do Conselho de Campus, com simplificação do organograma, padronização de nomenclatura, inclusão de núcleos especializados e reforma da composição do conselho.
- Projetos e Eventos de Extensão e Pesquisa:
- Curricularização da extensão/pesquisa em 100% dos cursos de graduação.
- Execução de 71 projetos/programas de extensão, com 140 bolsistas, 23 rondonistas (Projeto Rondon) e 90 voluntários, atingindo um público-alvo de 65.836 pessoas.
- Realização de 79 eventos, com 47.707 participantes, incluindo a Mostra de Trabalhos, Corrida Noturna, IF na Praça, Jogos Interclasse e Festa Junina.
Segundo a Diretora-Geral, Teresinha Moreira de Magalhães, cada uma dessas vitórias foi uma criação de um time empenhado de profissionais, ela pontua: “ao longo desses anos, nosso campus cresceu, amadureceu e transformou vidas. Foram muitos os desafios, mas também incontáveis conquistas. Cada passo dado foi resultado de um esforço coletivo — de servidores, estudantes, terceirizados e de toda a comunidade”.
O relatório completo está disponível para consulta AQUI, reafirmando a transparência das ações desenvolvidas no período.