Você está aqui: Página Inicial > Notícias > São João del-Rei > Dicas da Biblioteca IF SJDR > 2021 > Você sabe a diferença entre Monografia, Dissertação e Tese?
conteúdo

Geral

Você sabe a diferença entre Monografia, Dissertação e Tese?

A Coordenação de Acervo Bibliográfico e Multimeios traz nesta semana a informação sobre a diferença entre Monografia, Dissertação e Tese

A Coordenação de Acervo Bibliográfico e Multimeios traz nesta semana a informação sobre a diferença entre Monografia, Dissertação e Tese.

A monografia é um trabalho acadêmico, comumente apresentado ao final da graduação ou especialização (Lato sensu). Neste tipo de trabalho realiza-se uma pesquisa na qual constam o tema, os objetivos, problema, fundamentação teórica, análise, resultados e considerações da temática abordada.  

A dissertação é um trabalho Strictu Sensu (sentido estrito), que se destina à obtenção do título de mestre. Utiliza-se de um método investigativo científico experimental, com materiais de pesquisa empírica (uso de entrevistas, coleta de dados, observação sistemática etc.) em seu estudo. A dissertação de mestrado não precisa trazer uma contribuição inédita sobre uma área de conhecimento.

A tese é um trabalho Strictu Sensu, destinado à obtenção do título de doutor. Exige, porém, uma contribuição inédita sobre um tema específico, diferentemente da dissertação. A tese resulta na defesa de uma descoberta a partir de uma pesquisa mais complexa e aprofundada.

Fontes:

registrado em: