Geral
Estudantes do Campus São João del-Rei desenvolvem ações educativas na UPA para fortalecer a segurança do paciente
O IF Sudeste MG – Campus São João del-Rei realizou, por meio dos estudantes do quarto período do curso técnico em Enfermagem, duas iniciativas de educação em saúde na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município, integrando prática profissional, formação técnica e impacto social.
Neste segundo semestre de 2025, os estudantes desenvolveram um folder educativo sobre higienização das mãos, fixado nos principais pontos de higienização da UPA. O material apresenta, de forma simples e ilustrada, o passo a passo correto para o procedimento, reforçando uma das medidas mais eficazes na prevenção de infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS). A ação teve como objetivo promover conscientização entre usuários, profissionais e alunos, contribuindo para a cultura de segurança e boas práticas no atendimento.
No semestre anterior, os estudantes também criaram mobiles informativos instalados no encosto das cadeiras da sala de espera, permitindo leitura direta pelas pessoas posicionadas atrás de cada assento. Os materiais abordaram temas como importância da higienização das mãos, diferenças entre atendimento na UPA e na UBS, funcionamento da classificação de risco e informações sobre infecções sazonais. A iniciativa foi pensada para transformar o tempo de espera em um momento educativo, tornando-o uma oportunidade para orientar e ampliar o conhecimento da população sobre o funcionamento dos serviços de saúde.
As ações foram desenvolvidas sob orientação do professor Matheus Phillip, que destaca a relevância da educação em saúde na formação técnica. “Essas experiências práticas permitem que os estudantes compreendam o impacto direto de suas ações no cuidado e na segurança do paciente, fortalecendo responsabilidade, autonomia e compromisso com a comunidade”, afirma.
As equipes da UPA reconheceram a importância das iniciativas e ressaltaram o impacto positivo na rotina da unidade. O IF Sudeste MG reafirma, assim, seu compromisso com a formação de profissionais éticos, qualificados e capazes de atuar com excelência nos diferentes níveis de atenção à saúde"
Fotos das atividades podem ser acessadas no quadro acima.
Texto: Matheus Phillip Silva Resende




