Extensão
IX ERAS encerra a programação com Noite Preta e conferência
O primeiro dia do "IX ERAS- Encontro de Relações Raciais e Sociedade (ERAS)” nesta terça-feira contou com muitas oficinas, uma conferência o PNNERQ (A Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola) e seu papel para a promoção de uma educação antirracista e samba ao som de João Miguel a seus amigos.
O evento é organizado pelo Núcleo de Estudos Afro Brasileiros e Indígenas (NEABI) do IF Sudeste MG- Campus São João del-Rei e financiado com recursos destinados ao Projeto Dengo que está promovendo ações para fomento de ações de Extensão e fortalecimento dos NEABIs do IF Sudeste MG.
“Na SECADI (Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação) temos um canto e comemoração que diz ‘A SECADI’ voltou. Fomos extintos em 2019 e a educação para a diversidade só não foi completamente paralisada graças aos movimentos negros, em especial, das mulheres negras”, afirmou Giane Vargas, conferencista da noite desta terça-feira, dia 04.
Segundo Giane, todas as políticas públicas para a diversidade e inclusão, devem ser pensadas junto às comunidades beneficiadas, como a comunidade quilombola, EJA (Educação de Jovens e Adultos), comunidade PCD, em diálogo com esses públicos “Nós sempre dizemos na SECADI uma fala recorrente no movimento negro que é ‘ sobre nós, mas nunca sem nós’, ou seja, os movimentos negros e comunidades quilombolas tem que ser participados de toda a elaboração e implementação das políticas”
Programação continua
A programação com apresentações culturais diversas, além dos trabalhos inscritos e aprovados em pôsteres e comunicações orais em 05 sessões temáticas continua nesta quarta, dia 05.
Além dessas atividades, o IX ERAS oferece para estudantes, servidores e comunidade externa para conferir as 26 oficinas e minicursos que ainda estão sendo ofertados no segundo dia do evento. Algumas atividades ocorreram somente no dia 04, outras iniciam nesta quarta-feira. Essas atividades ainda tem vagas.
A lista das oficinas completas, bem como a inscrição para participação estão no site do evento no link: IX Encontro de Relações Raciais e Sociedade (IX ERAS)
Feira Afroempreendedora
A Feira Afroempreendedora continua nesta quarta-feira. A Feira Afroempreendedora é voltada a participantes que se autodeclaram negras(os), indígenas e/ou quilombolas, que empreendem em diferentes setores (arte, moda, cosméticos, gastronomia, audiovisual, artesanato, comunicação, entre outros) e estejam interessadas(os) em oferecerem seus produtos no evento.
Nesta edição, participam expositores dos ramos de vestuário, alimentação, livros e acessórios diversos, fortalecendo a rede de economia circular que faz os afroempreendedores crescerem.
Mesa de abertura e conferência
Além das atividades ao longo de todo o dia na sede do Campus São João del-Rei, no período da noite acontece a mesa redonda que encerra as atividades acadêmicas no Teatro Municipal com início previsto para às 19 horas.
O técnico administrativo Kaíque Osório do IF Sudeste MG- Campus Barbacena e Coordenador Adjunto do Programa Dengo será o mediador da mesa redonda do evento. Com o tema “Políticas que nos atravessam: formação, cotas e a construção de uma educação antirracista” o IX ERAS recebe Jussara da Silva e Maurício do Vale.
Jussara é Doutora e Mestra em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Especialista em História e Cultura Afro-Brasileira e Africana e em Educação para as Relações Étnico-Raciais pela mesma instituição (2011), com aperfeiçoamento em Relações Raciais pela Universidade Federal Fluminense (2013)..
Já Maurício do Vale é professor e pesquisador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes). Doutor em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), desenvolve pesquisas sobre a implementação e os desafios das Comissões de Heteroidentificação na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
Sobre o tema
O IX Encontro de Relações Raciais e Sociedade (ERAS) propõe uma reflexão fundamental sobre o papel das políticas públicas na construção de uma sociedade mais justa. Com o tema "Caminhos para equidade", o evento se alinha ao debate urgente sobre a superação das desigualdades sociais e raciais que estruturam o Brasil desde sua formação.
A Lei 14.723/2023, que atualiza a Lei de Cotas (12.711/2012), representa um avanço significativo nesse processo. Resultado de anos de mobilização de movimentos sociais, educadores e pesquisadores, a legislação reafirma o compromisso do Estado brasileiro com a promoção da igualdade racial, ao garantir o acesso de estudantes negros, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência às instituições federais de ensino superior e técnico.
A atualização da lei, aprovada em 2023, trouxe inovações importantes, como a possibilidade de avaliação periódica da política, a inclusão de quilombolas como grupo específico e a ampliação da reserva de vagas para pessoas com deficiência. Essas mudanças reforçam o caráter dinâmico e adaptável das ações afirmativas, garantindo que elas atendam às reais demandas da sociedade.
O tema do IX ERAS convida à reflexão crítica e ao engajamento coletivo: como as políticas públicas podem ser ferramentas eficazes na promoção da equidade racial e social? Discutir esse caminho é, acima de tudo, reconhecer que não há democracia plena sem justiça social – e que essa justiça só se constrói com ações concretas de reparação e inclusão.




