Você está aqui: Página Inicial > Perguntas Frequentes > Perguntas Frequentes
conteúdo

Perguntas Frequentes

O Instituto Federal é igual a uma universidade federal?

Apesar de ambos serem autarquias federais, possuem atuações diferentes. Uma universidade federal atua apenas com cursos superiores, oferecendo cursos de graduação e pós-graduação. Já os institutos federais atuam na formação básica, técnica e tecnológica, oferecendo cursos de qualificação profissional, técnicos. Mas ofertam TAMBÉM cursos de graduação e pós-graduação, assim como as universidades.

 

É correto falar “IFET”?

Não. Esta sigla chegou a ser usada pelo Ministério da Educação, para designar as instituições profissionalizantes que iriam compor a Rede Federal. Mas logo após o anúncio de mudança, o nome IFET foi abolido com a criação dos IF’s, que ganharam uma referência oficial: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Informalmente, você pode se referir ao nosso IF como “IF Sudeste”.

 

Qual a finalidade dos Institutos Federais?

Os Institutos Federais são instituições que atuam na oferta da educação profissional e tecnológica, em todos os seus níveis e modalidades, formando e qualificando cidadãos com vistas na atuação nos diversos setores da economia, com ênfase no desenvolvimento socioeconômico local, regional e nacional.

Os Institutos Federais representam centros de excelência ao atuarem desde o ensino técnico de nível médio até a pós-graduação, no desenvolvimento de programas de extensão, divulgação científica e tecnológica, além de realizar e estimular a pesquisa aplicada, a produção cultural, o empreendedorismo e o cooperativismo.

 

Que tipo de cursos são ofertados pelos Institutos Federais?

São ofertados cursos de qualificação profissional, técnicos de nível médio, superiores de tecnologia, bacharelados e licenciaturas. Os institutos Federais também atuam na oferta de pós-graduação, em programas lato e stricto sensu.

 

Os cursos são gratuitos?

Sim. Os cursos ofertados pelos Institutos Federais são gratuitos.

 

Como são definidos os cursos que serão ofertados pelos Institutos Federais?

Os Institutos Federais possuem autonomia para criar cursos. Para a escolha dos cursos de um campus, por exemplo, são utilizadas estratégias como a observação do potencial de desenvolvimento econômico e social.

As instituições também realizam Audiências Públicas, com a presença de representantes da comunidade escolar, da sociedade e das organizações políticas e representativas de classe, como metodologia para a tomada de decisão na escolha de um novo curso.

 

Os Institutos Federais ofertam cursos do Pronatec?

Sim. Os Institutos Federais são instituições que ofertam cursos do Pronatec por meio da iniciativa Bolsa-Formação.

Acesse o site do Pronatec para mais informações sobre o programa.

 

Onde posso obter mais informações dos cursos ofertados pelo IF Sudeste?

Você pode consultar a relação de cursos na página: www.ifsudestemg.edu.br

 

O que é a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica?

É organização política das instituições federais de educação profissional e tecnológica, a partir da Lei 11.892, de 29 de Dezembro de 2008, em Rede, pelo mesmo ato legal que culminou com a criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.

Integram a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) 38 Institutos Federais, 02 Centros Federais de Educação Tecnológica (CEFETs), o Colégio Pedro II e 23 escolas técnicas vinculadas às universidades federais.

 

registrado em: Comunicação Social