conteúdo

Psicologia

O Setor de Psicologia funciona em integração com a Assistência Estudantil e disponibiliza seus serviços à toda comunidade discente. Dentre suas atividades estão: o aconselhamento psicológico - que por meio da escuta busca auxiliar os estudantes nas dificuldades que podem interferir no seu desempenho estudantil. Além do devido encaminhamento para casos que necessitem de acompanhamento específico, como a detecção de transtornos e distúrbios psiquiátricos.

 

O apoio às atividades pedagógicas por meio de exercícios baseados em técnicas psicológicas que auxiliam na solução de dificuldades escolares enfrentadas pelos estudantes e que podem ser realizadas pelo setor com o intuito de favorecer o processo de aprendizagem. Além disso, disponibilizamos também o serviço de orientação ao mercado de trabalho: por meio de atividades grupais e/ou individuais, e orientação profissional através da realização de programas e intervenções estratégicas com objetivo de direcionar o estudante quanto a sua escolha profissional.

 

Ainda, enquadra-se como função do Setor de Psicologia a participação nos Conselhos de Classe, o atendimento aos pais e/ou responsáveis dos estudantes e apoio ao Núcleo de Ações Inclusivas – NAI.

 

Responsável pelo setor: Roselne Santarosa de Sousa

Contatos: roselne.santarosa@ifsudestemg.edu.br – Telefone: (32) 3379-4521