Você está aqui: Página Inicial > Institucional > Ensino > Apoio ao Discente > Assistência Estudantil > Serviço Social
conteúdo

Serviço Social

O setor de Serviço Social tem por objetivo contribuir com o acesso, a permanência e o êxito no processo de formação educacional dos estudantes. Para tanto, busca estimular a sua participação em atividades pedagógicas voltadas para o seu desenvolvimento integral e ao exercício da cidadania, sob a perspectiva da inclusão social e democratização do ensino, garantido os meios necessários ao pleno desempenho educacional. Ainda, enquadra-se como função do Setor de Serviço Social a participação nos Conselhos de Classe.

 

O Serviço Social visa promover a efetividade da Política Nacional de Assistência Estudantil por meio de estratégias e ações junto à comunidade acadêmica, com vistas à inclusão social, formação plena, produção de conhecimento, melhoria do desempenho acadêmico e ao bem-estar biopsicossocial.

 

Os Programas de Assistência Estudantil destinam-se aos estudantes matriculados e frequentes em cursos presenciais de nível Técnico e/ou de Graduação do IF Sudeste MG, conforme disposto nos programas específicos. As ações de assistência estudantil devem considerar a necessidade de viabilizar a igualdade de oportunidades, contribuir para a melhoria do desempenho acadêmico e agir, preventivamente, nas situações de repetência e evasão decorrentes da insuficiência de condições financeiras.

 

Balizado pelo Código de Ética Profissional do Assistente Social (Resolução CFESS n.º 273/93 de 13/03/1993) o sigilo profissional protegerá o usuário em tudo aquilo de que o assistente social tome conhecimento, como decorrência do exercício da atividade profissional.

 

Responsáveis pelo setor:

 

Rosilane Meneses Folgado - rosilane.meneses@ifsudestemg.edu.br ou servicosocial.sjdr@ifsudestemg.edu.br

Telefone: (32) 3379-4510