Você está aqui: Página Inicial > Institucional > Extensão > Eventos e Ações

Eventos e Ações

IF na Praça

Evento de cunho extensionista, o IF na praça ocorre deste o ano de 2011. Organizado pela Direção de Extensão, Pesquisa e Inovação, tem como objetivo principal, estreitar e qualificar o laço entre o IF Sudeste MG campus SJDR e a comunidade Saojoanense promovendo ações em resposta às demandas apresentadas pela mesma.

Nosso evento fundamenta-se na diretriz extensionista Impacto e Transformação Social, que “reafirma a  Extensão como o mecanismo pelo qual se estabelece a inter-relação da Instituição de Ensino com outros setores da sociedade, com vistas a uma atuação transformadora, voltada para os interesses e necessidades da população, e propiciadora do desenvolvimento social e regional.

Semana de Integração da Extensão

A Semana de Integração da Extensão é um evento que envolve diversas ações que permitem a integração entre a comunidade local e regional, alunos e servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSudeste) – campus São João del-Rei. O evento é promovido pela Diretoria de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação e tem caráter participativo, no qual as atividades são propostas não só pela própria comunidade escolar como também pela comunidade externa, que se dá no formato de oficinas, abrangendo diversos eixos temáticos. Acontece ainda dentro da Semana atividades desportivas que buscam a integração entre alunos, profissionais do Instituto e toda a comunidade São Joanense.

Simpósio de Pesquisa e Inovação – SIMPESQ

O Simpósio de Pesquisa e Inovação ocorre desde o ano de 2011 e tem como objetivo a promoção de ações que possibilitem aos discentes, docentes e técnicos-administrativos da instituição o debate e aprofundamento em temas pertinentes ao fazer Ciência. A programação propõe a realização de mesas redondas, palestras e minicursos, assim como debates acerca dos projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos no Campus. Faz-se importante destacar que o SIMPESQ ocorre anualmente e de forma concomitante à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (proposta pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações), proporcionando à comunidade acadêmica o estudo do tema discutido à nível nacional.