Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Rio Pomba > Estudantes do IF Sudeste MG conquistam medalha de ouro na OBAP

Estudantes do IF Sudeste MG conquistam medalha de ouro na OBAP

A equipe do campus Rio Pomba, denominada TecnoAgro, garantiu o primeiro lugar geral na competição com a atuação dos alunos Bárbara Campos de Oliveira (3º ano), Francisco Junior Maia Toledo (2º ano) e Samuel Furtado Troccoli (2º ano) do curso técnico em Agropecuária, sob a orientação do professor Marcos Luiz Rebouças Bastiani.

O mês de setembro teve um gostinho especial para estudantes do IF Sudeste MG, que levaram o ouro na 12ª Olimpíada Brasileira de Agropecuária - OBAP. A equipe do campus Rio Pomba, denominada TecnoAgro, garantiu o primeiro lugar geral na competição com a atuação dos alunos  Bárbara Campos de Oliveira (3º ano), Francisco Junior Maia Toledo (2º ano) e Samuel Furtado Troccoli (2º ano) do curso técnico em Agropecuária, sob a orientação do professor Marcos Luiz Rebouças Bastiani.

A edição de 2023, que terminou no último domingo, 10/09, foi constituída de duas fases, sendo uma virtual, ocorrida de 27 a 28/06, e outra presencial, realizada de 8 a 10 de setembro, em Brasília, cidade que recebeu 150 estudantes e 50 orientadores, representando 16 estados brasileiros na OBAP. Os estudantes da equipe receberam a premiação das mãos do Secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), Getúlio Marques Ferreira, em cerimônia realizada no auditório Embrapa Sede, no Plano Piloto de Brasília, quando foram anunciados os vencedores desta edição.

Destaque especial para a estudante Bárbara Campos de Oliveira, que conquistou o primeiro lugar geral entre os competidores da OBAP. "Para mim,  ter esta oportunidade de viajar para Brasília junto com o meu grupo foi algo muito importante. Tive a experiência de poder conviver com outras pessoas, de diferentes culturas, saber como são os institutos federais onde elas estudam e poder compartilhar várias experiências. Em relação a conquista dos prêmios, foi uma surpresa para mim. Não imaginava que poderia chegar a ganhar, mesmo sabendo o esforço que tinha feito e que a minha equipe fez. Quando nos chamaram foi uma explosão de emoções, o que me fez ver que sem estar no IF não teria essa oportunidade, que muito agregou na minha vida profissional e acadêmica", completa.

De acordo com o professor Francisco César Gonçalves (Cachico), que participa da elaboração e correção de provas práticas e teóricas da OBAP, “o empenho, a dedicação dos estudantes e a qualidade da informação e do ensino ofertado pelo Curso Técnico Integrado em Agropecuária do campus Rio Pomba, foram evidenciados por mais esta conquista da medalha de ouro”, enfatiza.

A equipe participou primeiramente da fase virtual da OBAP, disputando com 1395 equipes de todo o Brasil das redes municipais, estaduais e federais (pública e privada). Apenas as 40 melhores equipes foram classificadas para a fase presencial.

A fase final/presencial da 12ª OBAP consistiu em duas etapas. Na primeira, cada estudante respondeu individualmente uma prova teórica com 20 questões objetivas e duas questões discursivas. Na segunda etapa, as equipes participaram de provas práticas sobre temas como Inseminação Artificial, Regulagem de Máquinas para Plantio de Sementes e Topografia e outros, propostos pela organização do evento.

O Campus Rio Pomba vem participando da fase final desde 2016 quando obteve a medalha de bronze com a equipe orientada pelo professor Marcos Bastiani. Em 2018 obteve mais um bronze, desta vez com o professor Kléber Mariano. Em 2022, novamente sob a orientação do professor Marcos Bastiani conquistou a prata. Os estudantes premiados no ano passado estão hoje no campus cursando o 3º Ano do curso: Edilson Anacleto Pinheiro, Maria Clara Francisco Teixeira e Sibele Rezende da Silva.

O evento
Realizada desde 2011, a OBAP é uma competição científica nacional destinada aos alunos do curso Técnico em Agropecuária e demais cursos do Eixo Tecnológico Recursos Naturais. O objetivo do evento é estimular o ingresso de jovens do ensino médio/técnico integrado, concomitante e técnico subsequente em carreiras técnico-científicas e docente, incentivando a participação em atividades de iniciação científica e a produção de tecnologia, colocando-os em situações desafiadoras, estimulando a cooperação e a integração entre eles, retornando assim, para a sociedade brasileira, benefícios originados da melhoria no ensino de nível médio e técnico ligados à agropecuária.