Geral
Apresentação de Relatos de Experiências do Curso de Agronomia do Campus Rio Pomba
Reunião ordinária do CEPH é remarcada para 15 de dezembro
Proppi promove eventos científicos e capacitação no IF Sudeste MG - Campus Rio Pomba
Inscrições abertas para eleições do Conselho do Campus Rio Pomba
Estudantes do Campus Rio Pomba participam da Reunião Regional do Matão 2025
Campus Rio Pomba apresenta espetáculo de teatro “O Fim dos Vilões”
Campus Rio Pomba realiza VII Semana Acadêmica do Curso de Educação Física
Começam os Jogos Intercurso 2025 do campus Rio Pomba
Campus Rio Pomba divulga venda de animais da espécie cunícola (coelhos)
XIV SECOMP acontece nos dias 27 e 28 de novembro no campus Rio Pomba
Estudante do Campus Rio Pomba participa da 2ª fase da OMIF 2025
Campus Rio Pomba divulga edital para vagas remanescentes em cursos de graduação
Divulgado novo resultado definitivo das inscrições no Processo Seletivo 2026.1
XVI Simpósio de Ciência, Inovação e Tecnologia do campus Rio Pomba começa nesta terça, 25/11
Preconceito disfarçado de piada: entenda o que é “racismo recreativo” e como combatê-lo
“Comunicação Integrada no IF Sudeste MG” proporciona conhecimento e direciona atuação conjunta em 2026
Reunindo gestores e representantes da Comunicação de quase todos os campi do IF Sudeste MG, o evento “Comunicação Integrada”, realizado na Reitoria durante a última quinta-feira (13), demonstrou ter cumprido seu propósito: valorizar a integração entre unidades e estabelecer de que maneira os comunicadores somarão forças em 2026. Assim, além de se organizarem para a criação de um plano único de comunicação, os participantes ainda puderam adquirir conhecimentos para além de suas áreas, com a palestra “O Tabuleiro Político e a Rede Federal: Estratégia, Risco e o papel do IF Sudeste MG”.
O reitor Valdir José da Silva abriu o evento, reiterando o caráter único da Rede Federal e como a Comunicação exerce papel essencial de integração desta rede. “Vocês são responsáveis por criar um clima organizacional favorável. A gente precisa estar junto nas principais decisões”, disse ele, dirigindo-se aos comunicadores presentes. Valdir ressaltou que tais profissionais não são simplesmente “mão-de-obra”, mas sim pessoas pensantes.
Na sequência, iniciou-se a palestra com a diretora de Relações Institucionais e Governamentais do Conselho Nacional das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Conif), Fernanda Torres. Definindo o Conif como “a casa política da Rede Federal”, ela apresentou o órgão, sua estrutura organizacional e forma de atuação, explicando que toda a parte política do Conselho necessariamente passa pela área de Comunicação.
Adentrando bastidores do cenário político brasileiro, Fernanda apresentou um pouco da forma como as relações, de fato, funcionam para quem trabalha diretamente em defesa da Rede Federal. “O IF Sudeste MG precisa compreender seu papel neste ‘tabuleiro‘ e atuar de forma estratégica”, orientou ela. Para a diretora, é necessário que as instituições entendam seus limites de atuação, bem como onde irão despender esforços. E lembrou que, embora a Rede represente apenas 8% da educação no país, os institutos federais e seus “irmãos” são uma potência, uma força nacional. Assim, a integração entre eles faz-se uma peça chave, já que “a força política vem da atuação em rede, com unidade e coerência institucional”.
Para Fernanda, cada Campus é um ponto de articulação regional. Suas lideranças precisam conectar pessoas e territórios, e não se centralizar. Além disso, devem entender o papel estratégico da Comunicação, que é também uma ferramenta de proteção institucional e de fortalecimento da imagem pública.
Plano de Comunicação 2026
Após o intervalo, o turno da tarde foi dedicado a uma tarefa prática entre os comunicadores e representantes dos setores de Comunicação. Conduzidos pela jornalista mais experiente do IF Sudeste MG, Bianca Alvin (em exercício desde 2010), e pela coordenadora-geral de Comunicação Social e Marketing, Raquel Blank, os participantes fizeram uma espécie de diagnóstico da instituição. Foram levantadas todas as micro áreas onde os comunicadores atuam e ficou evidente o quanto estes profissionais extrapolam os próprios limites para atender à crescente demanda institucional. Um exemplo é a área de Programação Visual, na qual há somente um servidor com formação específica.
O levantamento foi permeado de observações a respeito das dificuldades que acabam por colocar em risco não somente a imagem institucional, como a própria saúde dos comunicadores. Esta discussão auxiliou na compreensão do cenário, especialmente por parte dos gestores presentes, e colocou em evidência os pontos onde se deve dedicar maior atenção. Por fim, os comunicadores dividiram-se em grupos de trabalho, que ficaram incumbidos de definir planos de comunicação para o ano de 2026. O resultado final será um plano único, previsto para o mês de março, que não substitui possíveis planejamentos locais, mas garante a unicidade do discurso institucional e potencializa o alcance de objetivos para o próximo ano.
Na avaliação de Bianca Alvin, “a construção coletiva do Plano de Comunicação reforça a importância de pensar a comunicação de forma integrada, estratégica e alinhada à missão do Instituto. Neste processo, pude perceber como nossas ações ganham mais consistência quando são planejadas em conjunto, considerando a diversidade de públicos, necessidades e realidades locais”. Ainda segundo a jornalista, o evento proporcionou aos comunicadores um espaço de diálogo, aprendizagem e troca de práticas que fortalecem a comunicação em todas as unidades do IF Sudeste MG.





Plano de Comunicação 2026