Você está aqui: Página Inicial > Institucional > O Campus
conteúdo

Campus Avançado Cataguases

O Campus Avançado Cataguases nasceu a partir de uma parceria com a Prefeitura Municipal de Cataguases – MG que apresentou, em 2014, o Projeto de implantação do Campus; inicialmente foi concebido como uma unidade vinculada ao Campus Juiz de Fora, tendo sua autorização de funcionamento pela Portaria Normativa nº 27 do Ministério da Educação, publicada no dia 22 de janeiro de 2015.

A unidade começou suas atividades acadêmicas em 2016, ofertando cursos na modalidade Formação Inicial e Continuada (FIC). Desde então, tem ofertado semestralmente novos cursos nesta modalidade de ensino: FIC Programador de Web (2016, 2018, 2019 e 2021), FIC Operador de Computador (2017, 2018, 2019, 2020 e 2021), FIC Programador de Dispositivos Móveis (2017, 2018 e 2019), FIC Montador e Reparador de Computador (2019), FIC Assistente Administrativo (2019, 2020 e 2023), FIC Promotor de Vendas (2019 e 2023), FIC Inglês Básico (2019, 2021, 2022) e FIC Inglês Intermediário (2022). Em 2016 o Campus firmou parceria com o Polo Audiovisual Zona da Mata de Minas Gerais, a qual culminou na inauguração do Cineclube Sílvio Tendler.

Em 2019 têm início os cursos técnicos concomitantes e subsequentes em Administração e Informática. No ano de 2020, são incorporados dois outros cursos na modalidade técnica: multimídia e qualidade.

Atualmente, o campus conta com 04 cursos técnicos concomitantes e subsequentes (Administração, Informática, Multimídia e Qualidade),  01 curso superior (Tecnologia em Processos Gerenciais) e 01 pós-graduação (Análise de Marketing Digital).

AS INSTALAÇÕES

O Campus Avançado Cataguases está sediado no 3º andar da Escola Estadual Manuel Inácio Peixoto (antigo Colégio Cataguases).

O Colégio Cataguases foi fundado em 1910 pelos senhores Manuel Inácio Peixoto e João Duarte Ferreira. O prédio atual é um projeto de Oscar Niemeyer, encomendado por Francisco Inácio Peixoto em 1945, um dos edifícios que mudaram a imagem e mentalidade de Cataguases na década de 1940.

Francisco Peixoto, escritor e industrial da cidade impulsionou a arte e arquitetura moderna na pequena Cataguases ao contratar Niemeyer para o projeto de sua residência e o Colégio Cataguases em 1945. Como intelectual do seu tempo, Dr. Francisco via a escolarização como motor da história.

Outros nomes do modernismo foram chamados para compor o Colégio: os jardins são de Burle Marx, o mobiliário de Joaquim Terneiro.

Possui um Museu de Arte Popular exposto no saguão com 350 peças da cultura mineira e de outros países da América do Sul, doados pelo escritor Marques Rebelo grande amigo de Francisco Peixoto.

O local é mais do que uma instituição centenária. É um símbolo da cidade. O projeto do colégio segue as principais linhas da Arquitetura Moderna: o pilotis, a fachada livre, o brise soleil, as linhas simples que indicam o traço de Niemeyer.

Inaugurado em 1949, o prédio foi tombado em dezembro de 1994, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

 Galeria de Fotos

Localização

Sobre o Diretor

O Diretor Geral do Campus Avançado Cataguases, professor Leandro da Motta Borges, possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Juiz de Fora, especialização em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Viçosa, MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, licenciatura em Matemática pelo IF Sudeste MG e mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Juiz de Fora.

É professor do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, desde 2010, foi Coordenador do Curso Técnico de Eletromecânica do Campus Muriaé e representante do Núcleo Ensino de Ciências Exatas e Engenharia no mesmo Campus. Convidado em 2015 para assumir a Direção do Campus Avançado Cataguases, pelo então Reitor, Paulo Rogério Guimarães Araújo.

 

Diretor-Geral: Prof. Leandro da Motta Borges
Substituto: Prof. Pedro Paulo Lacerda Sales
Contatodg.cataguases@ifsudestemg.edu.br