Você está aqui: Página Inicial > Institucional > O Instituto
conteúdo

Inovação, inclusão, desenvolvimento... O Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) é uma instituição pública e gratuita que enfatiza ao máximo tudo aquilo que possa tornar a sociedade mais justa, qualificada e participativa.

Nós nascemos em 2008 e hoje atendemos a mais de 14 mil alunos, por meio de 10 campi. E tudo isso, como parte de uma família ainda maior: a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica

Atualmente, oferecemos educação profissional gratuita aos mais diversos públicos, o que faz do IF Sudeste MG uma instituição plural e única.  Ampliando o acesso ao conhecimento e atuando em ampla interação com as comunidades locais beneficiadas por projetos de pesquisa e extensão, também atuamos por meio de parcerias institucionais e transferência de tecnologia e inovação, que promovem o crescimento de empreendimentos e a materialização de ideias para o crescimento sustentável regional.

 Mapa do Instituto

 

Saiba mais:

 

O IF SUDESTE MG EM NÚMEROS

Histórico

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais foi criado em dezembro de 2008, com a promulgação da Lei nº 11.892, que cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Ele integrou, em uma única instituição, a antiga Escola Agrotécnica Federal de Barbacena, o então Colégio Técnico Universitário (CTU - que, à época, pertencia à Universidade Federal de Juiz de Fora) e o antigo Centro Federal de Educação Tecnológica de Rio Pomba (Cefet-RP), que se tornaram os campi Barbacena, Juiz de Fora e Rio Pomba.

Com a expansão, criaram-se os campi Muriaé, Santos Dumont e São João del-Rei, mais tarde seguidos pelo Campus Avançado Bom Sucesso e pelo Campus Manhuaçu. Mais recentemente,  foram criadas as unidades de Cataguases e Ubá, que receberam autorização de funcionamento pelo Ministério da Educação em 2015.

No município de Juiz de Fora encontra-se, ainda, a Reitoria do IF Sudeste MG, unidade estratégica e gestora das políticas institucionais, em suas diversas áreas, principalmente em relação ao ensino, à pesquisa e à extensão.