Você está aqui: Página Inicial > Institucional > Diretorias Sistêmicas > Ensino > Estrutura Organizacional > Cooordenação do Núcleo de Ações Inclusivas
conteúdo

Cooordenação do Núcleo de Ações Inclusivas

NAI - Campus Juiz de Fora

O que é o NAI?

O Núcleo de Ações Inclusivas – NAI é um setor de atendimento que atua junto aos docentes, discentes e toda comunidade escolar, buscando meios e recursos para dar suporte ao processo de ensino/aprendizagem do público-alvo da inclusão e/ou da educação especial na perspectiva inclusiva, lutando por acessibilidade e pela quebra das barreiras metodológicas, atitudinais, arquitetônicas, comunicacionais, programáticas, sociais, entre outras.

Qual o objetivo?

O NAI tem por objetivo desenvolver um trabalho de articulação entre os mais diversos setores que compõem a instituição em prol da oferta de uma educação que prime pelo viés inclusivo, buscando sempre uma igualdade que reconheça as diferenças e uma diferença que não produza, alimente ou reproduza as desigualdades.

Quem é o nosso público-alvo?

  • Estudantes com deficiência;
  • Estudantes com Transtorno Globais do Desenvolvimento (TGD);
  • Estudantes com Altas Habilidades / Superdotação.
 

Quando devo procurar?

Se você tem alguma necessidade educacional específica  e não tinha conhecimento do atendimento realizado pelo NAI, basta nos procurar quando desejar. Estamos sempre de portas abertas para atendê-lo da melhor maneira possível!

Vale ressaltar que o aluno poderá aceitar ou não, a qualquer momento, o atendimento oferecido pelo NAI.

Porém, é sempre mais proveitoso quando o aluno procura o NAI assim que entra na instituição. Desse modo, poderemos acompanhar todo seu percurso educacional.

Como o NAI pode ajudar?

O NAI irá analisar caso a caso para então poder, pautado na lei, oferecer o atendimento que cada pessoa demanda. De acordo com a necessidade educacional específica do aluno atendido pelo NAI, poderá ser disponibilizado: tutores, tecnologia assistiva, tempo adicional e/ou local separado de avaliação, entre outras ações. Contudo lembramos que o NAI não interfere nas notas do discente. Assim sendo, cabe a cada um desempenhar o seu papel, sobretudo o aluno, para que seu potencial se concretize em um profissional bem formado e de sucesso.

Contato

E-mail: nai.jf@ifsudestemg.edu.br
Telefone: (32) 4009-3014 / (32) 98469-7206

Equipe:

NomeCargo/FunçãoE-mail
Ilza Maria de Oliveira Netto Tradutora Intérprete de Língua de Sinais Brasileira - Libras / Coordenadora do NAI ilza.netto@ifsudestemg.edu.br
Ruth Maria dos Santos Ferreira Assistente em Administração

Viviane Costa Leite

Técnico de Laboratório - Área 

Márcia Cristina Pironi Duarte

Tradutora Intérprete de Língua de Sinais Brasileira - Libras

Andréia de Oliveira Pena

Tradutora Intérprete de Língua de Sinais Brasileira - Libras

 

Solicitação de serviço

Solicitação de Tradução e Interpretação em Libras

Solicitação de Audiodescrição e demais recursos para Cegos

Documentos

Guia Orientador

Guia Orientador - acessível em Libras

Guia Orientador - acessível para leitor de telas

Lei Brasileira de Inclusão

 LEI Nº 14.254, DE 30 DE NOVEMBRO DE 2021 - TDAH e Dislexia

 

registrado em: NAI, Ensino