Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > Atenção servidores do Campus Barbacena: Está aberto o prazo para submissão de propostas para o Edital de Apoio à produção de material em formato digital para atividades de Ensino

As propostas aprovadas serão financiadas com recursos próprios do Campus Barbacena, com valor total de até R$16.200,00 .

Os interessados em submeter propostas para o Edital de Apoio à produção de material em formato digital para atividades de Ensino têm até dia 30 de maio de 2022 para o envio da documentação.

O objetivo é apoiar, por meio da concessão de bolsa ao coordenador/pesquisador e bolsa ao estudante, o desenvolvimento de projetos para elaboração de material de caráter didático, paradidático, de reforço ou destinado à correção de fluxo, em formato digital, com características e funções de acessibilidade, para utilização em atividades de ensino dos cursos técnicos e superiores do IF Sudeste MG, que apresentem propostas com ênfase em inovação, visando ao aprimoramento dos processos pedagógicos.

As Diretoras de Pesquisa, Inovação, Pós-graduação e de Ensino, respectivamente Fabianne Magalhães Girardin Pimentel Furtado e Vanessa Lima, exemplificaram algumas possibilidades: Portal/site/página web, blog, vlog, wiki; Software, aplicativo, Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), jogo; Infográfico, álbum seriado, flog, animação; Vídeo, videoclipe, filme; Podcast, audioblog; E-book, cartilha, folder.

As propostas aprovadas serão financiadas com recursos próprios do Campus Barbacena, com valor total de até R$16.200,00, e com valor máximo para cada projeto selecionado, exclusivo para o pagamento de bolsas, de até R$ 5.400,00. As propostas serão executadas de 01 de julho de 2022 a 31 de dezembro de 2022.

No Edital, é possível encontrar os valores que serão pagos por bolsistas pesquisadores e estudantes, assim como os requisitos para submeter às propostas assim como os critérios de avaliação e julgamento.

Conheça o Projeto desenvolvido em 2021/ 2022 com o apoio do edital

O projeto “Elaboração de Material Didático Transmídia para o ensino de Bioquímica” foi desenvolvido entre setembro de 2021 e fevereiro de 2022, sob a coordenação do professor Ricardo Salviano dos Santos.

A ação contou com a participação de estudantes bolsistas e voluntários: Thaís Campos dos Santos (Estudante Licenciatura em Química - Bolsista),Cristina Maria Silva Campos (Estudante Tecnologia de Alimentos – Bolsista); Maísa Damaris dos Santos (Estudante Agronomia – Bolsista); Wilton Ferreira Neto (Estudante Técnico em Informática – bolsista) Carolaine do Carmo de Souza Rodrigues (estudante Agronomia – Voluntária).

O projeto envolveu cerca de 100 estudantes por semestre e teve como objetivo elaborar um conjunto de materiais didáticos transmídia para o ensino da disciplina de Bioquímica no IF Sudeste MG - Campus Barbacena.

Este projeto buscou o desenvolvimento de processos interativos de ensino e aprendizagem voltados para a disciplina de Bioquímica, bem como, elaborar atividades pedagógicas que possibilitem aprendizagens significativas e contextualizadas, estimulando, nos estudantes, o raciocínio, novas habilidades, interesse, criatividade, pensamento reflexivo e autonomia.”, destacou o coordenador do projeto professor Ricardo Salviano dos Santos.

Os produtos criados foram: Videoaulas editadas, Slides animados, FAQ Frequently Asked Questions (perguntas frequentes) de Bioquímica, Jogos didáticos e um Site contendo os conteúdos supracitado. Acesse: https://bioquimicasalviano.wixsite.com/website

Leia o edital e faça sua submissão

registrado em: , ,