Destaque
Divulgado o Edital do Processo de Seleção para o Programa de Assistência Estudantil -1º Semestre Letivo de 2025
Já está disponível o Edital do Processo de Seleção para o Programa de Assistência Estudantil -1º Semestre Letivo de 2025.
A seleção tem como objetivo contribuir para a permanência e a conclusão dos estudos do estudante regularmente matriculado em curso presencial, na perspectiva da inclusão social e democratização do ensino público. De acordo com os objetivos previstos no art. 2º da Lei Nº. 14.914/2024.
O público-alvo são estudantes dos cursos presenciais nas modalidades técnico integrado de nível médio, técnico concomitante ou subsequente de nível médio e nível superior, regularmente matriculados (conforme comprovante de matrícula extraído do SIGAA), com renda familiar mensal per capita de até um salário mínimo e que preencham os demais requisitos estabelecidos neste edital. Tais estudantes serão selecionados pela Comissão de Análise do processo de seleção do Programa de Assistência Estudantil do Campus Barbacena.
As modalidades ofertadas no Campus Barbacena: Manutenção (todos os estudantes do Campus Barbacena) e Alimentação (exclusivamente aos estudantes dos cursos de Graduação do Campus Barbacena).
Para ser atendido pelo presente edital, o estudante deverá realizar sua inscrição em uma ou mais modalidades, de 19h do dia 17 de abril de 2025 até as 23h59min do dia 30 de abril de 2025, através do preenchimento de formulário eletrônico, conforme o link abaixo: https://forms.gle/SaqfQstvwchMDWMfA
Documentos
Ao acessar o formulário eletrônico de inscrição, o(a) estudante deve preencher todas as informações solicitadas no formulário e anexar cópias digitalizadas dos documentos pedidos no edital. Estes documentos serão necessários à avaliação de renda e podem ser escaneados ou fotos bastante nítidas.
Confira abaixo os principais documentos necessários para participação no PAE:
1. Atestado de Matrícula: o(a) estudante deverá anexar em sua inscrição o atestado emitido pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), comprovando que esteja regularmente matriculado em cursos presenciais do IF Sudeste MG na respectiva unidade.
2. Documento de Comprovação de Situação Socioeconômica, que poderá ser uma das seguintes opções, dentre outros documentos (conforme cada edital):
- Folha Resumo do CadÚnico Modelo V.7 atualizada (fornecida pelo Centro de Referência de Assistência Social - CRAS). A folha deverá estar datada e assinada pelo órgão que a emitiu (o próprio CRAS).
- Comprovante atualizado de Cadastramento no CadÚnico, disponível no site Meu CadÚnico
Leia também: Cadúnico – O que é?
Cadastramento no CadÚnico: Em Barbacena pode ser retirado a CENTRAL DO CADASTRO ÚNICO - Praça Conde de Prados, s/nº - Centro, Barbacena - MG, 36200-104 . Ou pelo link: https://cadunico.dataprev.gov.br/#/consultaSimples
MUDANÇA NA RENDA PER CAPITA FAMILIAR PARA PARTICIPAÇÃO NO EDITAL DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL: A Comissão da Análise Socioeconômica do Programa de Assistência Estudantil do IF Sudeste MG - Campus Barbacena ressalta que com a publicação da Lei 14.914, de 3 de julho de 2024, o critério de renda familiar bruta mensal per capita passa a ser de até um salário mínimo.
Contato para orientações e dúvidas: pnaes.barbacena@ifsudestemg.edu.br