Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > Estão abertas as inscrições para o XII Simpósio de Pesquisa e Inovação

Estão abertas as inscrições para o XII Simpósio de Pesquisa e Inovação

O evento, que é gratuito e aberto ao público, contará com palestras, mesas redondas e apresentações de trabalhos. As atividades ocorrerão nas dependências do IF Sudeste MG - Campus Barbacena.

Já estão abertas as inscrições para o XII Simpósio de Pesquisa e Inovação do IF Sudeste MG - Campus Barbacena. Os interessados podem se inscrever  pelo link https://www.even3.com.br/xii-spi-ifsudestemg-campus-barbacena/ .

O evento, que é gratuito e aberto ao público, contará com palestras, mesas redondas e apresentações de trabalhos. As atividades ocorrerão nas dependências do IF Sudeste MG - Campus Barbacena.

A abertura do evento ocorrerá no dia 06 de novembro, às 18h30, no Auditório II, com o Professor Doutor Jeferson Moreto (USP), com o tema: "Pesquisa básica: a pesquisa fundamental. Um olhar sobre a engenharia de materiais". O debate também será transmitido pelo Canal do Youtube do IF Sudeste MG - Campus Barbacena.

No dia 09 de novembro de 08h30 às 12h, no Auditório II, haverá a apresentação de trabalhos submetidos ao Simpósio. No período da tarde, às 14h30, no Auditório II, acontecerá a "Mesa Redonda: Indicações Geográficas: Valorização Coletiva" com os palestrantes: Eder José Saconni (IFSP), Maria Edinice Rodrigues (Emater), Celso Luiz (IF Sudeste MG - Campus São João del-Rei) e José Ricardo Osólio (Apaqs).

Já no dia 10 de novembro, às 09h30, no Auditório II, haverá a "Mesa Redonda: Gerações na Pesquisa Científica", com as palestrantes: Rita de Cássia (UFV), Júnia Maria (IF Sudeste MG - Campus Barbacena), Julia Silva (Egressa do IF Sudeste MG e doutoranda da UFV). E no período da tarde, no Auditório II, 13h às 16h30,  haverá a apresentação de trabalhos submetidos ao Simpósio.

O evento contará com a participação de estudantes de vários Campi do IF Sudeste MG: nas sessões 1 e 2 (5ª feira) haverá a apresentação de trabalhos do Campus Rio Pomba e na sessão 3 (6ª feira),  dos Campi Juiz de Fora e Manhuaçu. Esses trabalhos junto com  as apresentações  dos alunos do Campus Barbacena serão avaliados pelo Comitê Externo do CNPq.

O Simpósio tem como objetivo "divulgar e consolidar as atividades de pesquisa e inovação por meio da apresentação de
resultados de projetos de pesquisa e inovação, fomentando o intercâmbio de experiências entre
orientadores, coorientadores, colaboradores e estudantes.", explicou a Diretora de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação do Campus Barbacena, professora Fabianne Magalhães Girardin Pimentel Furtado.

Os trabalhos apresentados nas sessões temáticas serão avaliados por uma comissão e os melhores receberão Menções Honrosas.

Haverá certificação tanto para apresentadores quanto para ouvintes (o registro de presença será indispensável para a obtenção do certificado de participação).

O XII Simpósio de Pesquisa e Inovação é um evento realizado pela Diretoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação do Campus Barbacena  em comemoração aos 113 anos do IF Sudeste MG - Campus Barbacena. Além disso, faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2023, que este ano tem como tema "Ciências básicas para o desenvolvimento sustentável."

Participe!

Contato: simposiopesquisa.barbacena@ifsudestemg.edu.br