Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > Projeto do Campus Barbacena é aprovado no maior evento nacional de extensão universitária
conteúdo

Geral

Projeto do Campus Barbacena é aprovado no maior evento nacional de extensão universitária

Apresentação compõe a programação do 9º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária e está marcada para a próxima quinta-feira (11)
Exibir carrossel de imagens Montagem dos kits no Campus Muriaé

Montagem dos kits no Campus Muriaé

Na próxima quinta-feira (11), o IF Sudeste MG terá espaço no maior evento nacional de Extensão Universitária do Brasil. A professora do Campus Barbacena, Ana Carolina Campos, vai representar a instituição no 9º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, promovido pelas Universidades Federais de Minas Gerais (UFMG) e de Alfenas (Unifal), em parceria com uma rede de instituições de ensino superior da região Sudeste do país

 O projeto, denominado “Orientações sobre o gerenciamento adequado de resíduos sólidos domésticos gerados por pessoas com suspeita clínica ou certeza diagnóstica de contaminação pelo novo agente do coronavírus (SARS COV-2), no âmbito de atuação do IF Sudeste MG", será apresentado por Ana Carolina às 10h30. Ele é parte de uma programação inteiramente gratuita e online, voltada ao tema “Redes para promover e defender os direitos humanos” (confira aqui todas as atrações).

 Para a professora, o reconhecimento da importância do projeto é uma oportunidade de intervenção na saúde coletiva, ao contribuir para o controle da transmissão do novo coronavírus, por meio de aplicação de conhecimentos inerentes à Gestão Ambiental. “Esta ação proporcionou aos alunos perceberem a dimensão da vida acadêmica entrelaçada com a cidadania, alicerçada nos eixos ensino-extensão em contiguidade com a pesquisa, uma vez que esta última é a base do conhecimento científico, fundamental para a divulgação de informações fidedignas no enfrentamento à pandemia. De igual valor, foi a oportunidade de ampliar o horizonte, onde os bolsistas puderam melhor visualizar a conexão entre Saúde e Meio Ambiente”, relata. 

 Sobre o projeto

A relação do projeto com a pandemia está no fato da coleta de resíduos, quando realizada de forma correta, ser capaz de reduzir a propagação da Covid-19 e de contribuir para um comportamento ambiental positivo na sociedade. Após pesquisas, montagens e distribuição dos kits, a equipe do projeto alcançou 8.422 pessoas, orientadas em relação ao destino correto de resíduos domésticos, bem como da importância da adoção de hábitos de higiene pessoal. As ações também se mostraram excelentes ferramentas de educação ambiental, segundo ela.

Ana Carolina ressalta que a Gestão Ambiental, além da consciência ecológica, é uma ferramenta para a qualidade de vida das pessoas. “Por esse motivo, é de suma importância a aplicação da educação ambiental para desenvolver uma consciência crítica da sociedade sobre o vínculo existente entre o homem e a natureza em harmonia”, ressalta.

O projeto contou com a colaboração dos servidores Antônia Samylla Oliveira Almeida e Eduardo Sales Machado Borges (campus Barbacena); Isabel Cristina Adão Schiavon, Isabella Cristina Moraes Campos, Angélica Aparecida Amarante Terra, Liliane Chaves de Resende, Maria das Graças Alves Costa e  Vaneska Ribeiro Perfeito Santos (campus São João del Rei); Ana Paula Vilela Carvalho (campus Muriaé), Jonathan Campos Marcelino (campus Bom Sucesso) Lívia Meneguitte Ávila, Luciana Enedina da Silva, Luciana Dornelas Ribeiro e Tadeu Samuel Pereira ( campus Santos Dumont). 

E a participação dos discentes Cilmara Maredima Paes Garcia (campus Bom Sucesso); Dayane de Resende Fortunato e Elisa de Castro Deodato (campus Muriaé); Doronice Aparecida da Silva e Guilherme Fioravante Batista da Silva (campus Santos Dumont), José Galdino de Sousa Júnior e  Luna de Oliveira Aviles (campus Barbacena); Phellipe Henrique da Silva, Scarlet Paulina de Freitas, Yara Paloma de Resende e Jaiane Maria de Freitas (campus São João del Rei).

registrado em: ,