Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > Projeto leva atividades de pensamento computacional, lógica de programação e robótica para estudantes de Barbacena e região

O projeto "Desafio Smart Home: projetando e simulando uma casa inteligente por meio de metodologias ativas"atenderá alunos de Barbacena, Alfredo Vasconcelos, Desterro do Melo e Santa Bárbara do Tugúrio.

O projeto “Desafio Smart Home: projetando e simulando uma casa inteligente por meio de metodologias ativas" foi aprovado na chamada pública IFES NO. 01/2021 - APOIO À INICIAÇÃO TECNOLÓGICA COM FOCO NO ENSINO DE PROGRAMAÇÃO APLICADA, do Instituto Federal do Espírito Santo.

O objetivo da chamada pública foi selecionar projetos de iniciação tecnológica com foco no ensino de programação aplicada para estudantes dos 2 últimos anos do ensino fundamental de escolas públicas (8º e 9º anos).

O projeto “Desafio Smart Home: projetando e simulando uma casa inteligente por meio de metodologias ativas" é coordenado pelo professor Rafael Alencar e os principais objetivos do projeto são:

- Contribuir para a formação cidadã dos alunos, habilitando-os a empregar a tecnologia para a compreensão e resolução de problemas.

- Estimular uma maior responsabilidade e autonomia nos alunos em relação aos seus estudos.

- Incentivar a resolução colaborativa de problemas e desafios, desenvolvendo habilidades socioemocionais (soft skills).

A ação será realizada no Laboratório de Robótica e Inovação do IF Sudeste MG - Campus Barbacena, empregando metodologias ativas de aprendizagem, como aprendizado baseado em problemas/projetos, gamificação e cultura maker, estimulando o protagonismo e a autonomia dos estudantes. Haverá um desafio em equipes onde os alunos aprenderão programação e robótica e desenvolverão uma maquete de casa inteligente como projeto final.

Serão 20 horas de atividades presenciais, onde os alunos aprenderão sobre pensamento computacional, lógica de programação e robótica, utilizando ferramentas lúdicas e kits de eletrônica educacional. Na primeira fase do projeto, professores das escolas públicas de Ensino Fundamental parceiras receberam um treinamento inicial nas tecnologias do projeto, para se tornarem multiplicadores do conhecimento em suas escolas, uma vez que ao final do projeto, os kits de eletrônica serão doados para a mesma”, explicou o coordenador do projeto professor Rafael Alencar.

O projeto atenderá alunos dos municípios de Barbacena, Alfredo Vasconcelos, Desterro do Melo e Santa Bárbara do Tugúrio. A previsão para o início das atividades presenciais com os alunos é para abril/2022.

registrado em: ,