Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > Vamos falar de pesquisa? Conheça o Projeto “Adubação verde na Horticultura Brasileira: meta-análise”
conteúdo

Geral

Vamos falar de pesquisa? Conheça o Projeto “Adubação verde na Horticultura Brasileira: meta-análise”

O projeto “Adubação verde na Horticultura Brasileira: meta-análise” foi desenvolvido entre março de 2021 e fevereiro de 2022.

O projeto “Adubação verde na Horticultura Brasileira: meta-análise” foi desenvolvido entre março de 2021 e fevereiro de 2022, pelos professores Teresa Drummond Correia (orientadora) e Julierme Zimmer Barbosa (coorientador) e pelo bolsista José Henrique Pazutti Magri. A pesquisa foi financiada pelo IF Sudeste MG através do Edital PIBIC 10/2020 (PROPPI).

Mas o que é adubação verde?

Conforme os orientadores da pesquisa a adubação verde consiste na utilização de plantas que podem ser utilizadas em consórcio, incorporadas ou não ao solo, com o objetivo de melhorar as propriedades químicas, físicas e biológicas do solo. Na horticultura, algumas práticas são necessárias para que sejam obtidas grandes produções, entre essas práticas se destacam a utilização de extensas quantidades de produtos químicos como os fertilizantes minerais, inseticidas, fungicidas e herbicidas. Porém, com o uso inadequado e excessivo desses produtos existe a possibilidade de contaminação do meio ambiente, do homem e principalmente dos alimentos.

Quais os benefícios da adubação verde?

De acordo com os orientadores, a busca dos consumidores por alimentos saudáveis e com menores quantidades de agroquímicos, vem criando uma demanda por novos métodos produtivos, que sejam menos agressivos ao meio ambiente e a sociedade. A utilização da adubação verde para a produção de olerícolas e frutas é uma excelente opção para um manejo sustentável de sistemas agrícolas, visto a redução da quantidade de produtos químicos que sua utilização oferece.

Nesse contexto, qual foi o objetivo da pesquisa?

“O presente trabalho teve como objetivo identificar, através da meta-análise, as principais plantas de adubação verde utilizadas na horticultura brasileira e os benefícios que trazem para os sistemas de cultivo, com ênfase nas áreas de fruticultura e olericultura.”, destacaram os pesquisadores.

E quais os resultados encontrados?

“Como resultados, obtivemos que a adubação verde (AV) aumentou a produção em sistema orgânico e em plantios que usavam adubação orgânica e mista (orgânica + mineral). Também, promoveu aumento de produção para as culturas de alface e brócolis. As plantas de AV da família Fabaceae e o consórcio Fabaceae + Poaceae promoveram incremento na produção e as espécies que apresentaram melhores resultados foram a crotalária juncea e as mucunas (anã, cinza e preta), além do coquetel vegetal. Entre os sistemas de manejo das plantas de AV, os que apresentaram resultados positivos foram o acamamento e os triturados. A utilização de até 5 ton/ha de matéria seca produzidas pelas plantas de AV se mostrou mais eficiente e aquelas que promoveram reciclagem menor que 150 kg/ha mostraram melhores resultados na produção das olerícolas. Não houve trabalhos suficientes para realizar meta-análise sobre o emprego AV na fruticultura. A AV se mostrou uma prática eficiente para aumento produtivo de espécies olerícolas, além trazer benefícios adicionais ao sistema, pela constante adição de matéria orgânica e reciclagem de nutrientes.”, finalizaram os pesquisadores.

Ficou interessado(a)?

Ente em contato com os pesquisadores:

 

Quer conhecer outras pesquisas desenvolvidas no IF Sudeste MG – Campus Barbacena?

Já está no ar o site da Diretoria de Pesquisa, Inovação e pós-graduação do Campus Barbacena com os projetos desenvolvidos por servidores da instituição por meio desta Diretoria.

O portal está no ar desde 2021 e “trata-se de um site, pensado junto com a Coordenação de Comunicação do Campus Barbacena e com o apoio da servidora Priscila Sad, que traz informações detalhadas dos cursos realizados, dos projetos registrados de pesquisa e de inovação e, em breve, dos de pós-graduação, a partir de 2020, que ainda estão em andamento. Todos os atuais orientadores/coordenadores foram convidados a enviar as informações para a divulgação. Também será feita a inclusão de informação dos projetos anteriormente desenvolvidos, um pouco mais adiante, e o planejamento para a acessibilidade. A atualização será constante a partir de agora e toda contribuição de vocês será bem-vinda!”, destacou a Diretora de Pesquisa do Campus Barbacena.

O acesso ao site pode ser efetuado através desse portal institucional, por meio do banner rotativo ou pelo link: https://sites.google.com/ifsudestemg.edu.br/acoes-dpipg-ifbarbacena/

Tem novidades?

Durante os próximos meses, serão elaboradas matérias jornalísticas a fim de que a comunidade conheça os projetos de pesquisa desenvolvidos no Campus Barbacena e também navegue no novo portal.

Participe!

registrado em: ,