Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Bom Sucesso > 2019 > 05 > Campus Avançado Bom Sucesso realizou a IV Semana do Meio Ambiente e II Jornada Tecnológica

Ensino

A Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia, escolheu o dia 5 de junho para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente. Diante disso, o Campus Avançado Bom Sucesso promove anualmente, neste período, a Semana do Meio Ambiente. No presente ano de 2018, a Semana do Meio Ambiente foi comemorada entre os dias 12 e 14 de junho, nomeada “IV Semana do Meio Ambiente e II Jornada Tecnológica do Campus Avançado Bom Sucesso”. O evento ofertou palestras e o já tradicional concurso de “Ideias Ambientais de Sucesso”. Como é praxe nestes eventos, a Semana abordou temas relacionados à fiscalização ambiental e tecnologias de prevenção da erosão hídrica em estradas rurais.

Após abertura do evento, alunos e servidores presentes puderam apreciar a apresentação da Sexta Companhia PM independente de Meio Ambiente e Trânsito (6ª Cia PM Ind. MAT.), representada pelos policiais militares ambientais, Cabo Nascimento e Sargento Luiz Cláudio, em que abordaram o tema “Desenvolvimento das atividades de fiscalização ambiental e identificação de crimes e infrações contra o meio ambiente”. O Sarg. Luiz Cláudio trouxe à tona, de forma bastante didática e com vários exemplos práticos, os vários problemas causados pelo desrespeito ao meio ambiente. Durante sua apresentação, ele focou nas diversas atividades e operações que a polícia do meio ambiente tem atuado em nossa região e dos “vários desafios que ainda temos que superar em respeito ao Meio Ambiente ecologicamente equilibrado”, destacou o Sarg. Luiz Cláudio. Para o coordenador do evento, prof. Oswaldo Guimarães, “foi um momento de aprendizado para todos nós. A apresentação da Polícia Ambiental foi de fato muito esclarecedora e proveitosa”. A comissão organizadora da Semana do Meio Ambiente e a Direção do Campus Avançado Bom Sucesso agradecem à 6ª Cia PM Ind. MAT. pela brilhante apresentação dos policiais militares.

O segundo dia do evento contou com a apresentação da fábula “A árvore generosa”, pelas servidoras Denise Espíndola, Sandra de Oliveira e pelo prof. Pedro Henrique de Oliveira e Silva. Em seguida tivemos a apresentação de ideias ambientais de sucesso, que contou com a grande participação dos alunos em sete diferentes grupos de trabalho, que apresentaram suas ideias inovadoras de forma oral. A comissão organizadora da Semana do Meio Ambiente parabeniza a todos os participantes pelas ideias inovadoras de proteção ao Meio Ambiente, e as servidoras e professor pela bela apresentação.

A noite do terceiro dia de evento foi marcada pela palestra da Dra. Adriana Gomez Enriquez, da Colômbia: nossa primeira colaboradora estrangeira. Em sua apresentação, a Dra. Adriana discorreu sobre as novas possibilidades de contenção da erosão hídrica em estradas não pavimentadas. Além das questões técnicas apresentadas pela palestrante, também foi possível verificar as peculiaridades das questões ambientais, principalmente com relação à produção de sedimentos no Brasil e na Colômbia. Para o prof. Robson, “A fala da Dra. Adriana elucidou o tema de modo abrangente, incluindo técnicas inovadoras para a solução de graves problemas comuns a ambos os países”. A comissão organizadora da Semana do meio Ambiente agradece a Dra. Adriana pela excelente apresentação. Ainda, a comissão organizadora agradece aos demais servidores, discentes, patrocinadores e colaboradores terceirizados que contribuíram na execução deste evento.