Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Bom Sucesso > Campus Avançado Bom Sucesso promove II Semana Nacional do Livro e da Biblioteca

Campus Avançado Bom Sucesso promove II Semana Nacional do Livro e da Biblioteca

Evento ocorreu nos dias 23, 24 e 25 de outubro e teve oficinas, gincana e feira de gibis e livros em sua programação. Veja como foi o evento!

Nos dias 23, 24 e 25 de outubro, a Biblioteca do Campus Avançado Bom Sucesso do IF Sudeste MG, em parceria com alunos e servidores do campus e com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo da cidade, promoveu a II Semana Nacional do Livro e da Biblioteca. O evento buscou incentivar o hábito da leitura e a valorização das bibliotecas, oferecendo uma variedade de atividades culturais e educativas ao público.

No dia 23 de outubro, a programação teve início com uma emocionante gincana de perguntas e respostas, que envolveu os alunos dos cursos técnicos (vespertino) em uma competição divertida e informativa. A gincana teve como objetivo incentivar a leitura e o conhecimento sobre a literatura brasileira, proporcionandoa oportunidade de os estudantes demonstrarem seus conhecimentos literários e ganharem livros como prêmios.
No mesmo dia, o evento continuou com a oficina "Fontes de Pesquisa e Plágio", ministrada pelas bibliotecárias Elaine Cristina (UNIESP) e Magda Almada (UniRio), abordando a importância da pesquisa acadêmica e as questões relacionadas ao plágio. A oficina atraiu a participação de alunos dos cursos técnicos e superiores, servidores e membros do público externo.

No dia 24, a temática da integridade acadêmica foi reforçada com a oficina "O que é o plágio e como evitar?", ministrada por Maria de Lourdes Cardoso, bibliotecária do Campus Avançado Bom Sucesso. Os participantes tiveram a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos sobre o plágio, suas consequências e como evitá-lo em suas atividades acadêmicas.

Por fim, no dia 25 houve a II Feira de Troca de Livros e Gibis, que teve lugar na Praça Benjamin Guimarães (Matriz). A Feira, aberta ao público, contou com a presença de diversas escolas locais e teve como objetivo oferecer uma oportunidade para que as pessoas renovassem suas bibliotecas pessoais sem custos, estimulando a leitura e promovendo a sustentabilidade. Com o tema "O Livro vai! A história fica com você!", a Feira de Troca de Livros e Gibis foi um grande sucesso, proporcionando um ambiente de encontro entre os amantes da leitura e seus leitores.

A II Semana Nacional do Livro e da Biblioteca do Campus Avançado Bom Sucesso foi um marco para a promoção da leitura, educação e cultura na região, fortalecendo a importância das bibliotecas e incentivando a comunidade a explorar o mundo dos livros. O evento demonstrou mais uma vez o compromisso do IF Sudeste MG em enriquecer a vida dos cidadãos através da educação e da literatura.