Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Bom Sucesso > Projeto do Campus Bom Sucesso ajuda produtores familiares do Sul de Minas
conteúdo

Destaque

Projeto do Campus Bom Sucesso ajuda produtores familiares do Sul de Minas

O objetivo do projeto é viabilizar, neste período de afastamento social, o escoamento da produção por meio de atendimento virtual, evitando assim a disseminação do novo coronavírus

Pequenos agricultores familiares do sul de Minas passaram a contar com o apoio da tecnologia para se conectarem a seus consumidores através da "Feira Digital". O objetivo do projeto é viabilizar, neste período de afastamento social, o escoamento da produção por meio de atendimento virtual, evitando assim, a disseminação do novo coronavírus.

No município de Perdões, agricultores familiares, o Sindicato dos Produtores Rurais, a Prefeitura Municipal, a Emater e professores do Campus Bom Sucesso do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais somaram esforços para garantir um menor déficit  nas vendas por conta da pandemia.

A plataforma virtual foi elaborada pelos professores do Campus. “Já realizei alguns projetos de extensão com o grupo e, observando a dificuldade das famílias rurais em comercializar seus produtos, tentei encontrar uma alternativa rápida e eficaz. Graças a Deus, deu tudo certo e as vendas não param", afirma a professora e idealizadora do projeto, Danielle Pereira Baliza. 

O projeto foi lançado no dia 12 de abril, com um catálogo virtual de vendas formatado pelo professor Pedro Henrique de Oliveira da Silva. Portanto, as compras são realizadas de forma remota, respeitando as normas de afastamento social e permitindo a continuidade dos negócios. Após a escolha do produto, o mesmo será entregue pelo próprio produtor.

A ideia, que já conta com a participação de oito produtores rurais e da Associação das Mulheres Agricultoras de Perdões (AMAGRI), vem ganhando notoriedade e o número de participantes deve aumentar. A próxima etapa do projeto é a criação de um aplicativo, cujo  cadastro poderá ser feito pelo próprio agricultor, diretamente pelo celular. 

O projeto foi assunto do Programa Nosso Agro, da CNA Brasil. Confiram: Link da reportagem 

 

registrado em: