Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Bom Sucesso > Seleção do IF Sudeste MG abre inscrições gratuitas; veja detalhes sobre Bom Sucesso

Destaque

Campus Bom Sucesso oferta no total 60 vagas para os cursos de graduação em Gestão Ambiental e Análise e Desenvolvimento de Sistema.
#pratodosverem: Processo Seletivo 2021.1. O mundo mudou, e o IF Sudeste MG se reinventou.

Interessados em estudar no Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) em 2021 devem se inscrever no Processo Seletivo da instituição a partir desta segunda-feira, 18 de janeiro, até 21 de fevereiro. São mais de três mil vagas em dez cidades: Barbacena, Bom Sucesso, Cataguases, Juiz de Fora, Manhuaçu, Muriaé, Rio Pomba, Santos Dumont, São João del-Rei e Ubá. As oportunidades incluem cursos técnicos (integrados, concomitantes e/ou subsequentes ao Ensino Médio), pós-técnico, de graduação e de pós-graduação. O Campus Bom Sucesso oferta, no total, 60 vagas para os cursos de graduação em Gestão Ambiental e Análise e Desenvolvimento de Sistema.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pela internet, no site www.ifsudestemg.edu.br/processoseletivo. O candidato deve informar CPF próprio, documento de identidade e um e-mail válido. Por conta da pandemia, o IF Sudeste MG não aplicará provas e classificará os candidatos de acordo com critérios específicos para cada modalidade. Essas informações, assim como todas as datas e regras relativas à seleção, a exemplo dos grupos de concorrência, são detalhadamente descritas nos editais (também disponíveis na página do Processo Seletivo). Lembre-se o primeiro passo para a inscrição é a leitura completa do edital para todos os candidatos.

Outro ponto, importante, é que o sistema de inscrições não funciona quando acessado por smartphones.  Ou seja, os candidatos interessados devem se cadastrar a partir do computador. Caso não tenha acesso ao computador ou dificuldade em se inscrever, o campus Bom Sucesso irá disponibilizar auxílio presencial para realizar as inscrições. Devido a pandemia, para isso, será solicitado todo um protocolo de segurança e higienização.

Processo Seletivo

Para cursar a graduação é necessário ter o Ensino Médio completo (ou concluir o Ensino Médio até as datas da matrícula, que serão divulgadas em 22 de março). Do total das vagas, 70% serão preenchidas a partir das notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio em uma destas edições: 2015, 2016, 2017, 2018 ou 2019 (o candidato pode optar pelo seu melhor desempenho). As outras 30% são reservadas ao Sisu (com edital próprio e outras datas), ou seja, para quem fizer a atual edição do Enem.

Na inscrição de 18/1 a 21/2, para concorrer a uma das 70% das vagas reservadas para quem participou de uma edição anterior do Exame Nacional do Ensino Médio, o candidato deve anexar no sistema o Boletim do Enem (disponível em enem.inep.gov.br/participante). Vale destacar que as notas devem ser as mesmas informadas no formulário eletrônico.

Seleção em Bom Sucesso

Para os candidatos que preferirem, foi definido atendimento presencial para inscrições, na Secretaria do Campus Bom Sucesso, nos seguintes dias e horários:

04/02 - 12h às 15h

11/02 - 12h às 15h

18/02 - 12h às 15h

É obrigatório o uso de máscara.

É necessário também apresentar o documento comprobatório das notas que serão utilizadas para a classificação (Boletim do Enem, disponível em https://enem.inep.gov.br/participante/, para candidatos a curso de graduação; histórico escolar ou declaração indicando as notas obtidas no 8º - para candidatos a cursos técnicos integrados -  ou no 9º ano do Ensino Fundamental - para candidatos a cursos técnicos concomitantes ou subsequentes).

Antes de se inscrever, é indispensável a leitura do edital correspondente à modalidade que o candidato deseja cursar, disponível em www.ifsudestemg.edu.br/processoseletivo. Recomenda-se ainda que os candidatos levem CPF, carteira de identidade, pois, assim como um e-mail válido, os números desses documentos precisam ser informados para a inscrição.

No site da seleção, também podem ser conferidas as vagas nos campi: Barbacena, Cataguases, Juiz de Fora, Manhuaçu, Muriaé, Rio Pomba, Santos Dumont, São João del-Rei e Ubá.