Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cataguases > Extensão > Campus Cataguases e escolas da região vão ofertar cursos de robótica

Campus Cataguases e escolas da região vão ofertar cursos de robótica

IFNMG

Através de recursos do Ministério da Educação (MEC) e uma parceria entre o IF Sudeste MG e as Superintendências de Ensino (SRE) de Leopoldina e Ubá, o Campus Avançado Cataguases iniciará a oferta de cursos de extensão na área de robótica para escolas da rede pública de Cataguases e região neste mês de Maio.

Os cursos serão ofertados como parte das atividades do projeto LABIA-R: Laboratório de Inteligência Artificial e Robótica Ada Lovelace, coordenado pelos professores do IF Sudeste MG Alex Fernandes da Veiga Machado, Bianca Portes de Castro e Lucas Grassano Lattari, e com colaboração técnica da professora da Rede Estadual Marina Bigogno. Este projeto foi aprovado com recursos do MEC por meio do Chamamento Público IFES 01/2021, de apoio à iniciação tecnológica com foco no ensino de programação aplicada.

O referido Chamamento selecionou projetos nacionais voltados à promoção da iniciação tecnológica com foco no ensino de programação aplicada para estudantes dos 02 (dois) últimos anos do ensino fundamental (turmas de 8a e 9a anos) de escolas públicas, associados ao ensino, pesquisa e extensão, aberto às autarquias da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Rede Federal), instituídas pela Lei no 11.892, de 29 de dezembro de 2008.

Ao todo serão atendidos cerca de 400 alunos (divididos entre a SRE-Leopoldina e Ubá) que participarão de um curso de Programação e Robótica com carga horária de 20 horas, trabalhando conceitos que vão desde a lógica de programação a aplicação de algoritmos em robôs. Para tanto, o Instituto Federal disponibilizará celulares, tablets e kits de robótica para as práticas durante o curso. Os cursos serão gratuitos, nas próprias dependências da escola e certificados pelo Instituto Federal.

As instituições que serão atendidas neste primeiro momento, indicadas pela SRE-Leopoldina, serão:

• Escola Estadual Manuel Inácio Peixoto (Bairro Granjaria)
  • Escola Estadual Astolfo Dutra (Bairro Dico Leite)
  • Escola Estadual Professor Clóvis Salgado (Bairro Pampulha)
  • Escola Estadual Luiz Salgado Lima (na cidade de Leopoldina)
registrado em: ,