Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cataguases > Pesquisa > Alunas do curso técnico em informática têm artigo aceito na ERSI-RJ

Alunas do curso técnico em informática têm artigo aceito na ERSI-RJ

Trabalho fala sobre sistema de visualização de dados da pandemia para a prefeitura municipal, desenvolvido pelas alunas

As Tecnologias de Informação e Comunicação proporcionam diversas mudanças e oportunidades à sociedade, sendo essencial para a comunicação a consulta às informações. Com a pandemia da COVID-19, surge a necessidade de informações rápidas e verídicas sobre o estado da doença e como ela está afetando as diversas localidades do planeta. Instituições públicas como prefeituras, muitas vezes detêm tais informações, entretanto, nem sempre elas são disponibilizadas de maneira rápida e simples para a comnidade.

Dada esta demanda, uma proposta de solução foi elaborada a partir da iniciativa dos Professores Ronney Moreira de Castro e Alex Fernandes da Veiga Machado, com a parceria da Secretaria de Saúde - por meio do suporte técnico do Sanitarista da Coordenação de Vigilância Epidemiológica- SMS/Cataguases Matheus Moutinho Crepaldi. A pesquisa foi conduzida e implementada pelas alunas do Curso Técnico em Informática, Aline Ferreira de Jesus Araújo e Sthefani da Silva Maximiano.

O Sistema

A partir de preceitos de governo digital, visando contribuir com a sociedade, foi desenvolvido um sistema de visualização de dados da pandemia para a prefeitura municipal, fazendo com que as informações possam ser disponibilizadas, acessadas e usadas pelos cidadãos de maneira rápida.

Os resultados deste estudo foram publicados na  Escola Regional de Sistemas de Informação do Rio de Janeiro (ERSI-RJ) e os gráficos devem ser disponibilizados ainda em agosto, no Portal da Prefeitura.

A Escola Regional de Sistemas de Informação do Rio de Janeiro (ERSI-RJ) é um evento realizado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) com o objetivo de reunir profissionais, professores, pesquisadores, e, principalmente, estudantes interessados em aprender e discutir problemas, soluções e conceitos relacionados a Sistemas de Informação por meio de palestras, painéis, apresentação de trabalhos científicos, minicursos e oficinas.

Mais informações em: http://ersi2021.uniriotec.br/artigos.html

registrado em: ,