Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cataguases > Pesquisa > Retrospectiva 2020 - Produções Científicas e Tecnológicas do Campus Cataguases

Retrospectiva 2020 - Produções Científicas e Tecnológicas do Campus Cataguases

Apesar do período de Ensino Remoto Emergencial, os professores do Campus Cataguases mantiveram seus índices de produções científicas e tecnológicas elevados. No total foram 4 publicações científicas e 5 produtos tecnológicos desenvolvidos.

O projeto intitulado “Indicadores de Desempenho Logístico: um estudo bibliométrico no período de 2010 a 2019”, orientado pelo professor Luciano Wallace Gonçalves Barbosa, coorientado pela professora Simone Guedes Donnelly e executado pelas bolsistas Caroline Luzia dos Santos Silva, Kamila Pinto Benetti (alunas do técnico em administração) e Vitória Prata Cruz (aluna do técnico em qualidade), conduzido de forma 100% remota, gerou como resultado uma aprovação em um dos maiores eventos científicos na área de Engenharia de Produção do Brasil, o Simpósio de Engenharia de Produção (SIMPEP), organizado anualmente pela Faculdade de Engenharia de Bauru, da Universidade Estadual Paulista (UNESP).

A investigação “Application of the OEE tool in an auto parts industry’s production line”  foi resultado da orientação de um Trabalho de Conclusão de Curso realizada também pelo professor Luciano.

Duas pesquisas na área de ensino foram realizadas no âmbito do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) pela servidora Eniete de Oliveira Campus Furtado (Campus Rio Pomba) e pelo professor Alex Fernandes da Veiga Machado: “A participação do técnico-administrativo em educação na formação integrada: um estudo de caso” publicado na Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica e “A importância dos técnico-administrativos em educação do campus rio pomba do IF Sudeste MG na consolidação do ensino médio integrado através da gestão democrática-participativa” publicada na E-Mosaicos.

Ainda no âmbito do PROFEPT, o professor Alex orientou e apoiou o desenvolvimento e publicação de diversos produtos tecnológicos, tais como os livros digitais “A educação profissional e tecnológica e os objetivos dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia” e “Metodologias ativas: fazer para aprender, aprender para refletir, refletir para criticar, criticar para mudar, mudar para transformar, transformar em seres humanos mais humanos” e o jogo educativo “Plataforma Quiz-me EDU”. Todos publicados no EDUCAPES.

O portal eletrônico KtaemCasa foi o resultado de um projeto de extensão coordenado pela professora Simone, concebido diante dos impactos e desafios trazidos pela pandemia relacionada à COVID-19 para auxiliar na manutenção da atividade econômica local. Ele foi desenvolvido com o intuito de contribuir para que as pessoas possam adquirir produtos e serviços, nesse período de medidas de isolamento, sem terem que se deslocar de suas casas. Outra finalidade do projeto é a divulgação de notícias sobre o enfrentamento à COVID-19, assim como informações úteis sobre políticas e programas de apoio para micro e pequenos empresários.

Também no contexto da pandemia, foi implementado e publicado na Google Play o jogo “De Volta ao Lar”. Coordenado pelo professor Alex, a aplicação teve suporte financeiro da Pró-Reitoria de Extensão do IFSudeste-MG, através do Edital 06/2020, por meio do projeto "Desafio COVID-19: uma proposta de jogo educacional para conscientização à prevenção do Coronavírus".

REFERÊNCIAS

Produções Científicas

• FURTADO, ENIETE DE OLIVEIRA CAMPOS ; MACHADO, ALEX FERNANDES DA VEIGA . A PARTICIPAÇÃO DO TÉCNICO-ADMINISTRATIVO EM EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO INTEGRADA: UM ESTUDO DE CASO. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA, v. 2, p. e10531, 2020.

• FURTADO, E. O. C. ; MACHADO, A. F. V. . A IMPORTÂNCIA DOS TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO DO CAMPUS RIO POMBA DO IF SUDESTE MG NA CONSOLIDAÇÃO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO ATRAVÉS DA GESTÃO DEMOCRÁTICA-PARTICIPATIVA. e-Mosaicos, v. v9, p. 93-106, 2020.

• GODOY, H. C. A. ; SANTANA, C. R. F. ; CAZAROTTO, T. G. S. ; BARBOSA, L. W. G. . Application of the OEE tool in an auto parts industry’s production line. GEPROS.Gestão da Produção, Operações e Sistemas, v. 15, p. 1-14, 2020.

• SILVA, C. L. S. ; BENETTI, K. P. ; CRUZ, V. P. ; BARBOSA, L. W. G. ; DONNELLY, S. G. . Indicadores de desempenho logístico: um estudo bibliométrico no período de 2010 a 2019. In: XXVII Simpósio de Engenharia de Produção, 2020, Bauru, SP. Anais do XXVII SIMPEP, 2020.

Produtos tecnológicos

registrado em: ,