Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2019 > 05 > DronIFly se prepara para Competição SAE BRASIL em agosto

DronIFly se prepara para Competição SAE BRASIL em agosto

O dia 2 de agosto de 2019 já está marcado na agenda da equipe DronIFly do Campus Juiz de Fora. É a partir desse dia, até o dia 4, que acontece a Competição SAE BRASIL Fórmula Drone 2019, na cidade de Itajubá, em Minas Gerais. Nesta nova edição, o projeto adquire alcance nacional, aberto à participação de equipes de escolas técnicas públicas e privadas.

Com uma nova equipe, o DronIFly deseja permanecer com a média positiva, já que em 2017 eles foram campeões e, em 2018, ficaram e 7° lugar. “Queremos ficar, no mínimo, entre os cinco”, conta a capitã da equipe, Bianca Cardoso, aluna do 3° ano Integrado de Eletrotécnica. “O grau de dificuldade será maior este ano, com mais equipes inscritas e, por conta disso, será mais competitivo. Mas estamos esperançosos e trabalhando para dar o nosso melhor”, destaca.

Um dos coordenadores da equipe e professor do Núcleo de Eletrônica do Campus JF, Filipe La-Gatta, também tem expectativas positivas para a participação na competição. “O DronIFly tem tido uma trajetória bem bacana nas competições e a equipe está se dedicando e buscando aprimorar a aeronave para conquistar bons resultados”, ressalta.  Os coordenadores auxiliam e buscam capacitar os alunos a desenvolverem suas habilidades através do manuseio do drone.

Jovens destaques

O DronIFly, projeto voltado para o incentivo do estudo e construção de drones no Campus JF, tem uma equipe composta por alunos do Ensino Médio Integrado que recebem orientação de três professores da Instituição.

Os alunos Ana Luísa Gouvêa de Mendonça (3° Eletrotécnica), Bianca Silva Cardoso (3° Eletrotécnica), Dayane do Nascimento Moraes dos Santos (2° Eletrotécnica), Giovanna dos Santos Casali (2° Eletromecânica), Isabella Veiga Fávero (2° Eletrotécnica), Marcos Tadeu Araújo Filgueiras (2° Eletromecânica), Mariana Gomes Peixoto (2° Eletrotécnica), Sebastião da Silva Marcelino (2° Informática), Thamara Celeiro Nascimento (2° Eletrotécnica), Victória Alves Cordeiro (3° Eletrotécnica) e Yuri Cardoso Bragine (3° Eletromecânica) fazem parte do time. Já os responsáveis pela coordenação são os professores Filipe La-Gatta, Tales Pulinho e o Wellington Conceição.

Competição acirrada

Em sua terceira edição, a Competição SAE BRASIL Fórmula Drone 2019 propõe às equipes inscritas conceber, projetar, documentar, construir e voar um drone, através de soluções de projeto criativas, inovadoras e multidisciplinares, que satisfaçam os requisitos e restrições impostas no regulamento.

Além do relatório, apresentação oral e gravação de um vídeo do drone, a competição tem mais cinco missões que são efetuados durantes os três dias de competição. São elas: decolagem, medição de alvo, alijamento dinâmico de objeto em alvo, passagem por frames e transporte de carga entre dois pontos. A pontuação total de voo é composta pela somatória de pontos obtidos em cada missão.

Por Amanda Ferreira
Revisão: Paula Faria