Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2019 > 05 > Pedagoga do Campus JF leva astronomia para alunos em alfabetização

Pedagoga do Campus JF leva astronomia para alunos em alfabetização

O trabalho da Adriene Carvalho contou com o apoio do Campus JF, que já recebeu os alunos para atividades com os professores de Física.

“O que é a Via Lactea?”. Foi através do questionamento de um aluno de cinco anos que a pedagoga do Campus Juiz de Fora do IF Sudeste MG, Adriene da Silva Carvalho, identificou a necessidade de levar materiais sobre Astronomia para dentro da sala de aula. Ela era professora de alfabetização de uma Escola Estadual e conquistou as crianças ao apresentar temas relacionados à ciência.

Filha de professora, Adriane graduou-se em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e, tempos depois, decidiu estudar Física no Campus JF. Junto da 2° graduação, ela se dedicava ao seu trabalho no Instituto e à alfabetizar dos alunos do 1° ano da Escola Professor Francisco Faria, localizada na Zona Norte de Juiz de Fora. Foi então que a pedagoga começou a abordar assuntos relacionados à ciência e à Astronomia em suas aulas. “Foram quatro meses empenhada em procurar vídeos, desenhos infantis e experimentos sobre o tema. Apesar de ter sido difícil, as crianças ficavam muito animadas e tinham interesse no assunto” destaca.

Empenhada com a ideia de ensinar ciência na alfabetização, Adriene também criou um livro didático com o título “Lá no céu tem estrelas e muito mais...”, com o intuito de facilitar a didática do mundo astronômico para os pequenos. “Eu aprendi muito com as crianças e elas mudaram a minha vida”, conta.

O trabalho da Adriene contou com o apoio do Campus JF, que já recebeu os alunos para atividades com os professores de Física da Instituição. O projeto também chamou atenção da TV Escola - canal de televisão brasileiro que pertence ao Ministério de Educação -, que produziu um vídeo contando sua história. Confira neste link. (https://tvescola.org.br/videos/sua-escola-nossa-escola-iniciacao-cientifica-aprendendo-com-os-astros/#mais-informacoes)

Por Amanda Ferreira
Revisão: Paula Faria