Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2019 > 05 > Projeto do Campus JF leva esperança, através de jogos, para pacientes da Ascomcer
conteúdo

Extensão

Projeto do Campus JF leva esperança, através de jogos, para pacientes da Ascomcer

Desde o ano passado, pelo menos uma vez na semana, os participantes do projeto realizam as atividades no local.

Buscando a integração entre o Campus e a comunidade, o projeto de extensão “Jogos de Raciocínio e Xadrez”, desenvolvido no Campus Juiz de Fora, se tornou parte da rotina dos pacientes em atendimento ambulatorial no Hospital Ascomcer. 

Desde o ano passado, pelo menos uma vez na semana, os participantes do projeto (a pedagoga Adriene Carvalho, a servidora técnico-administrativa Jacqueline Costa, os professores João Paulo Miranda e José Augusto Reis, e a aluna da Licenciatura em Física, Luísa Ribeiro) realizam as atividades no local.

A pedagoga Adriene Carvalho explica que, ao auxiliar na inclusão, os jogos impactam diretamente na melhoria da qualidade de vida dos pacientes. “Naquele momento do jogo, as pessoas se sentem mais motivadas a lutar e esquecem um pouco aquele momento difícil que estão passando. Os pacientes e acompanhantes ficam motivados, criam laços de amizade, melhora a autoestima e consequentemente o corpo também reage melhor ao tratamento”. 

Apesar de serem jogos tidos como comuns, a equipe já encontrou pessoas que só tiveram contato com eles por meio da oficina, que despertou um novo olhar sobre a vida. “Uma situação muito engraçada que ocorreu foi a de um idoso de 80 anos em tratamento que disse não gostar de tecnologia e nem de jogos. Experimentou jogar e em um dos jogos até cantou no movimento das peças. Foi muito legal perceber que o jogo fez tão bem a ele”, comenta a pedagoga.

 

registrado em: ,