Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2019 > 07 > Servidor usa accountability para analisar ações administrativas do IF Sudeste MG

Diagnóstico será apresentado pelo administrador Leandro Bergamini durante o Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas, na UFRN.

Accountability: segundo o Tribunal de Contas da União (TCU) é o conjunto de processos que visam selecionar, organizar e disponibilizar informações para o público, promovendo transparência, responsabilidade e prestação de contas na gestão pública. O termo serviu de norte para o servidor Leandro Curty Bergamini avaliar as ações desenvolvidas no IF Sudeste MG. O diagnóstico será apresentado no Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas (Enapcp) em agosto na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Intitulado “A promoção da accountability e transparência em uma Instituição Federal de Ensino”, o trabalho é um desdobramento da dissertação apresentada pelo servidor no Mestrado Profissional em Administração Pública (Profiap), realizado na Universidade Federal de Alfenas (Unifal). Leandro concluiu que o IF Sudeste MG promove a accountability, porém, nas questões da transparência das informações, em particular na execução financeira, há uma grande carência, devido à falta de padronização entre os sites da unidade. Outro ponto destacado foi a responsabilidade dos agentes públicos. “Verificou-se que os processos administrativos, em linhas gerais, não observam os prazos estipulados na legislação em vigência, fato que proporciona à gestão uma imagem de morosidade administrativa. Já no que tange à prestação de contas, o IF Sudeste MG está alinhado aos padrões exigidos pelas normas legais”.

Segundo ele, as organizações públicas são cobradas, seja pelo governo (legislação), seja pela sociedade (controle social), para que tenham suas ações divulgadas de forma transparente em atendimento aos anseios da população. Tal comportamento, de acordo com Leandro, vem se intensificando ao longo dos anos em virtude das mudanças tecnológicas, econômicas e políticas. “Na medida em que as funções do Estado se alteram para atender aos propósitos de novos tempos, os modelos de gestão se alinham a essas novas demandas. Desta forma, ao verificar a accountability em uma Instituição Federal de ensino, busca-se a construção de propostas para enfrentamento dos desafios históricos e dos que se colocarão para a gestão do Estado Brasileiro”.

Por Pedro Lima

registrado em: ,