Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2020 > 02 > Utilização de redes históricas no ensino de ciências é destaque em revista internacional

Pesquisa

Marlon Alcântara, professor do Núcleo de Física, teve o artigo publicado na Science & Education, de elevado impacto acadêmico.

Marlon Alcântara, professor do Núcleo de Física, teve o artigo publicado na Science & Education, uma revista de elevado impacto acadêmico (qualis A1) na área do ensino de ciências. O trabalho faz parte de uma colaboração internacional iniciada em 2016 com Charles Van Den Heuvel, professor da Universidade de Amsterdam e pesquisador do Huygens ING - Amsterdam.

Intitulado “Historical Networks in Science Education”, o artigo mostra, a partir de um experimento educacional, como trabalhar aspectos históricos e sociais da ciência, com o uso de bancos de dados, propriedades e técnicas de pesquisa em Redes Históricas com alunos do ensino médio. “A ideia de montar episódios históricos para o ensino de ciências a partir de uma rede de relações sociais vem sendo desenvolvida por mim e pelo professor Marco Braga (CEFET-RJ) pelo menos desde 2010. No entanto, foi a partir de 2014, quando apresentamos na Universidade de Palermo um trabalho sobre o desenvolvimento dos instrumentos óticos, que começamos a estruturar a proposta com aprofundamento teórico na área da sociologia da ciência”.

Esse conhecimento também é voltado para as salas de aula, de acordo com o professor.  “São formados grupos, que possuem um objeto de pesquisa bem definido, que na maioria dos casos está associado em uma pesquisa biográfica, buscando encontrar as relações do Ator (personalidade) com um instrumento, objeto ou teoria científica, e também encontrar os colaboradores e opositores mais próximos desse ator (laços sociais). Toda pesquisa é mediada pelo professor a fim de se evitar fake news da ciência”.

Depois das pesquisas, os alunos são reunidos para criar a grande rede de relações sobre aquele tema, numa tentativa de gerar debates sobre empreendedorismo científico. Para esse ano, o professor tem como meta a publicação de dois artigos  e a apresentação dos resultados em um evento nacional e um internacional.

registrado em: ,