Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2020 > 06 > Ações sustentáveis em canteiros de obras são apontadas em estudo

Ações sustentáveis em canteiros de obras são apontadas em estudo

Propostas fizeram parte do trabalho de conclusão de curso do estudante Romário Pita na pós-graduação em Sustentabilidade na Construção Civil.

"Uma proposta para identificação de ações sustentáveis em canteiros de obras" é o título do trabalho de conclusão de curso do estudante Romário Pita,  na pós-graduação em Sustentabilidade na Construção Civil. O estudo foi orientado pela professora Vívian Gemiliano e teve a defesa realizada de forma online.

De acordo com Romário, o objetivo da pesquisa foi de  auxiliar os empreendedores a implantar e difundir  práticas sustentáveis, de forma e disseminar cada vez mais os conceitos de sustentabilidade na construção civil.  O agora pós-graduado diz que seu interesse pelo tema veio da curiosidade em aplicar os conhecimentos adquiridos no curso de especialização ao dia a dia no trabalho. Como engenheiro civil, ele  atuando desenvolvimento de projetos e execução de obras e reformas, então desejava aplicar, de forma prática, em sua área de atuação.

O trabalho foi orientado pela professora Vívian Gemiliano. A professora acredita que a pesquisa seja fundamental, começando pela formação do pesquisador e destaca a importância dos cursos de pós graduação. "Quando se fala em sustentabilidade na construção civil, se fala em vencer desafios de uma indústria que impacta fortemente o ambiente de múltiplas maneiras. Um curso, como o que nós oferecemos, gratuito, com professores altamente qualificados e verdadeiramente empenhados na formação de profissionais mais conscientes é uma contribuição muito positiva para a nossa sociedade."

Devido ao isolamento social, o trabalho teve que ser apresentado de forma online, por meio da plataforma Google Meet, no dia 10 de junho.  A banca foi composta pela professora Cláudia Valéria Gávio, do Núcleo de Construções Civis do Campus Juiz de Fora;  e Aurélio Marangon, do Departamento de Engenharia Civil  da Facsum e Engenharia de Produção da Universo.