Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2020 > 08 > Engenheiro formado no Campus faz doutorado na Suíça
conteúdo

Pesquisa

Engenheiro formado no Campus faz doutorado na Suíça

Ualison Dias está desenvolvendo uma pesquisa sobre eletrônica e processamento de dados.

O engenheiro mecatrônico Ualison Dias, formado no Campus Juiz de Fora, está na Suíça cumprindo parte da sua formação no doutorado em Engenharia Elétrica da UFJF. Ele embarcou para o país em fevereiro deste ano para desenvolver uma pesquisa relacionada a eletrônica e processamento de dados. Mesmo com a pandemia, os estudos não pararam e são realizadas de forma remota, com reuniões sistemáticas com seus orientadores.

Ualison formou em Engenharia Mecatrônica no Campus no ano de 2018 e neste mesmo ano entrou para o mestrado em Engenharia Elétrica, na UFJF, onde pesquisou sobre inteligência artificial. Logo após a defesa da dissertação, ingressou no doutorado e agora está integrado ao CERN (Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear), onde recebe uma bolsa para se manter no país. “O IF tem relação com tudo isso, desde sua formação na graduação. Tive a oportunidade de fazer parte do PET-Física. Isso foi um divisor de águas na minha formação, pois pude me desenvolver na tríade ensino, pesquisa e extensão, além de trabalhar em diversos projetos de sistemas embarcados e prototipagem. Trabalhei com equipamentos, como impressora 3D e prototipadora”

Quando questionado sobre a motivação para fazer parte do doutorado em um outro país, respondeu que foi uma oportunidade ir para a Suíça trabalhar no CERN que é um órgão responsável por diversos experimentos que foram construídos através de colaborações internacionais, onde são feitas importantes pesquisas sobre Física, além de ser onde se encontra o acelerador de partículas LHC, considerado atualmente  o maior do mundo.

registrado em: