Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2020 > 08 > Servidores propõem melhorias para serviços prestados no IF Sudeste MG
conteúdo

Pesquisa

Servidores propõem melhorias para serviços prestados no IF Sudeste MG

Trabalhos são resultado de cursos de mestrado realizados em Programas de Pós-Graduação em Administração.

Em trabalhos de mestrado, servidores técnico-administrativos do Campus Juiz de Fora propuseram uma série de medidas que visam a melhoria dos serviços em diversas áreas, passando pela gestão do conhecimento e até a forma de gerenciamento de contratos. Independente de serem colocadas em prática, algo que vai além da vontade de cada um, as propostas foram feitas, a partir de um amplo e aprofundado estudo, e demonstram o compromisso da categoria com a eficiência dos processos que envolvem o dia a dia da instituição.

No decorrer do texto, você vai conferir um resumo de cada trabalho realizado e o link para obter mais detalhes. Vale lembrar que a maioria das dissertações foram realizadas no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal Fluminense (UFF), graças a uma parceria com o IF Sudeste MG. Confira. 

 

Proposta de plataforma virtual pode auxiliar gestão e memória da pesquisa científica e tecnológica

“Perfil da pesquisa científica e tecnológica dos pesquisadores do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais de 2009 a 2019” é o título da dissertação de mestrado da servidora Vânia Márcia de Paula, no programa de pós-graduação em Administração da Universidade Federal Fluminense (UFF). Este trabalho teve como objetivo identificar, caracterizar e mapear o perfil da produção científica e tecnológica dos pesquisadores do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, observando se o conhecimento científico culmina em produtos ou inovações tecnológicas como, por exemplo, as patentes.

A metodologia utilizada permite o mapeamento do perfil de pesquisa científica tecnológica em diversos níveis, como grupos de pesquisa, cursos de graduação e pós-graduação, campus, departamentos, temas específicos, entre outros, o que auxiliará os gestores nas atividades que visam a gestão da ciência e tecnologia da instituição. De posse desses dados, Vânia propôs a implantação de um Observatório de Ciência e Tecnologia, uma plataforma informacional virtual.

Mais detalhes, clique aqui.

Servidor usa accountability para analisar ações administrativas do IF Sudeste MG

Intitulada “A promoção da accountability e transparência em uma Instituição Federal de Ensino”, a dissertação foi apresentada pelo servidor  Leandro Curty Bergamini, no Mestrado Profissional em Administração Pública (Profiap), realizado na Universidade Federal de Alfenas (Unifal). Ocupante do cargo de Administrador, ele concluiu que o IF Sudeste MG promove a accountability, porém, nas questões da transparência das informações, em particular na execução financeira, há uma grande carência, devido à falta de padronização entre os sites da unidade. Outro ponto destacado foi a responsabilidade dos agentes públicos. “Verificou-se que os processos administrativos, em linhas gerais, não observam os prazos estipulados na legislação em vigência, fato que proporciona à gestão uma imagem de morosidade administrativa. Já no que tange à prestação de contas, o IF Sudeste MG está alinhado aos padrões exigidos pelas normas legais”.

Clique aqui e acesse a reportagem.

 

Acompanhamento de egressos contribui para desenvolvimento organizacional, aponta pesquisa

Todo semestre, o Campus Juiz de Fora forma centenas de estudantes aptos a ingressar no mercado de trabalho. Mas por onde andam esses profissionais? Foi pensando nesse monitoramento que o servidor Felipe Volpato desenvolveu sua dissertação no mestrado em Administração na Universidade Federal Fluminense (UFF), mostrando como o ex-aluno pode contribuir para o desenvolvimento organizacional. Ele conta que ao analisar o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do IF Sudeste MG constatou que um dos pontos fracos apontados é o acompanhamento de ex-alunos. Como a proposta, ele desenvolveu um instrumento que viabilizou o feedback dos egressos do Campus Juiz de Fora como fonte para o desenvolvimento da instituição.

Mais detalhes neste link.

 

 

 

Método gerencial acompanha eficácia dos contatos de conservação e limpeza

Um método gerencial para acompanhar e avaliar os contratos terceirizados de conservação e limpeza no IF Sudeste MG foi proposto pela servidora Isabel Cristina Ferreira em sua dissertação de mestrado produzida no programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal Fluminense (UFF). O objetivo é garantir a qualidade dos serviços prestados, bem como a segurança física e jurídica dos funcionários. Ela detectou a necessidade de olhares mais analíticos sobre esses procedimentos diante da quantidade de processos judiciais que a instituição tem sido alvo.

De 2008 até janeiro de 2019, a instituição responde subsidiariamente a 153 ações trabalhistas, o que corresponde a mais de R$ 1 milhão em multas caso seja condenado. Ela garante que a maior parte poderia ser evitada se houvesse uma sistemática de avaliação destes serviços, sendo iniciada deste o processo licitatório para contratação dessas empresas.

 Confira reportagem completa aqui

 

Servidor propõe melhorias na gestão do conhecimento organizacional do Campus JF

“Diagnóstico e proposições para os processos de conversão do conhecimento organizacional em um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia”. Este é o título da dissertação desenvolvida pelo servidor Leandro Talma de Paula no mestrado profissional em Administração Pública da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O trabalho fez um diagnóstico do conhecimento organizacional no Campus Juiz de Fora e propôs um conjunto de práticas e ferramentas a serem implementadas nos diferentes setores.

O servidor propôs um conjunto de práticas e ferramentas como, por exemplo, registro e compartilhamento dos conhecimentos adquiridos; desenvolvimento de um banco de competências individuais e organizacionais; mapeamento, análise e aperfeiçoamento dos processos organizacionais; dentre outras. Além disso, foi proposta a criação de um setor específico para a gestão do conhecimento organizacional do Instituto.

Confira aqui.  

Servidora propõe alternativas ao modelo de custeio do Restaurante Estudantil

“Alternativas para o gerenciamento da transição do modelo de custeio do Restaurante Estudantil do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais - Campus Juiz de Fora”. Este é o título da dissertação defendida pela servidora Letícia de Souza Scotelano na Pós-Graduação em Administração Pública da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). No trabalho, ela faz uma análise do Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) e propõe formas de fazer com que mais estudantes sejam contemplados com os recursos. 

Lotada na coordenadoria de Assistência Estudantil, Letícia observou que o orçamento do Pnaes, que tem como um de seus objetivos garantir a permanência de estudantes de baixa renda nas instituições federais de ensino, é insuficiente para abranger toda a demanda. Segundo ela, isso acontece porque grande parte dos recursos é utilizada para subsidiar as refeições fornecidas pelo Restaurante Estudantil do Campus, que atende aos alunos de forma universal, sem necessitar de comprovação do subsídio por parte da instituição.

 Detalhes aqui

 

Dissertação de mestrado propõe Programa de Educação para Aposentadoria

Geovanne Barbosa Morgado é servidor técnico-administrativo lotado na Coordenação Geral de Gestão de Pessoas. Durante anos se dedica aos processos de aposentadoria. Toda essa experiência acumulada e ciente da importância dessa etapa da vida para os trabalhadores deram suporte a sua dissertação de mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal Fluminense (UFF), através de uma parceria com o IF Sudeste MG.

Intitulado “Programa de Preparação para Aposentadoria no IF Sudeste MG Campus Juiz de Fora: Uma proposta”, ele desenvolveu um Programa de Educação para aposentadoria, contendo inúmeros aspectos trabalhados em um Plano Plurianual como controle financeiro; acompanhamento psicológico; interação social e cuidados com a saúde física e psíquica.

Clique aqui e confira mais detalhes.  

registrado em: