Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2020 > 08 > Trilhas do Conhecimento trazem conteúdos para alunos e pais

Trilhas do Conhecimento trazem conteúdos para alunos e pais

Você está preocupado em adaptar-se ao Ensino Remoto? As Trilhas do Conhecimento têm conteúdo para ajudar neste processo. Confira!

Buscando minimizar os atrasos causados pela Pandemia de Coronavírus nos calendários acadêmicos do IF Sudeste MG, a instituição está implementando o ERE, Ensino Emergencial Remoto. Para a implementação desta forma de ensino, o Instituto pretende utilizar o sistema SIGAA como ambiente virtual de aprendizagem. Nele, os professores irão postar os conteúdos das disciplinas, tais como materiais em PDF, questionários, links para videoaulas gravadas, indicação de livros e impressos, avaliações, fóruns de discussão, chats da turma, entre outros conteúdos.

Ensino Remoto e o SIGAA

O IF Sudeste MG sabe que o Ensino Remoto, e a utilização do SIGAA, causam muitas dúvidas e inseguranças na sua comunidade e está trabalhando para saná-las.

Segundo o presidente da C8, Comissão de Capacitação do Projeto Reencontro, Gabriel Mynoro Anibolete, a instituição está preparando uma série de vídeos que abordarão as funcionalidades do SIGAA e que serão utilizados pelos alunos no processo de aprendizagem dentro do sistema. Para isso, vídeos explicativos e com tradução de Intérprete de Libras, tratarão de forma segmentada cada conteúdo, desde o autocadastro do aluno, passando por sua ambientalização completa na plataforma, até a solicitação de trancamento de matrícula ou a solicitação de bolsa estudantil.

Tais vídeos serão disponibilizados na Trilha do Conhecimento dos alunos, onde, inclusive, já está disponível um vídeo sobre como fazer o cadastro no SIGAA.

Aliás, você já conhece as “Trilhas do conhecimento”?

As Trilhas são compostas por três repositórios de indicação de cursos e materiais para capacitar servidores, alunos e também os responsáveis por estes alunos, na formação para o ensino remoto. Por meio deles, a C8 realiza um processo de curadoria que viabiliza a execução de ações propostas no contexto do Projeto Reencontro, como o Regime Especial de Inverno (REI) e o Ensino Remoto Emergencial (ERE).

As propostas de capacitação são caminhos dinâmicos que podem ser percorridos livremente pelo usuário, conforme próprio interesse e/ou nível de conhecimento. Para disponibilizá-los, a C8 criou um Padlet, ferramenta digital de criação de quadros virtuais, usados para organizar a rotina de trabalho e estudos ou compartilhar projetos e ideias. As "Trilhas" surgiram durante as reuniões de trabalho da comissão, que é responsável pela capacitação de servidores da área finalística e de estudantes em tecnologias digitais, plataformas e inovações pedagógicas. Além de oferecer capacitações e materiais criados pelo próprio grupo de trabalho, a equipe também indica capacitações já existentes e disponíveis na rede federal e em outras entidades.

Trilha do Conhecimento para os alunos

Você, aluno do IF Sudeste MG, que está cheio de dúvidas sobre o ensino remoto e ansioso pelos vídeos sobre o SIGAA, pode aproveitar enquanto ele ainda não está disponível e realizar o seu cadastro no sistema. Caso você tenha dúvidas de como fazer isto, confira o vídeo disponível na Trilha.

Tem muitos outros conteúdos disponíveis no padlet para auxiliar na adaptação ao uso de novos recursos e ferramentas educacionais a serem adotados no Instituto. A necessidade de fazermos isolamento social nos impôs um uso ainda maior da internet, seja para fazer compras, ver amigos e familiares, buscar informações ou para estudar. Mas é preciso ter atenção para usar os benefícios da internet sem cair em golpes. Quer saber como se proteger no ambiente virtual? Confira o curso Mundo conectado – Manual de Sobrevivência.

Agora se a sua dúvida é sobre como estudar em casa, você pode acessar o conteúdo “Estudar em casa é mais fácil que imagina!” e conferir dicas para garantir que o estudo seja proveitoso. E se você trabalha, estuda e cuida de casa, pode aprender a gerir melhor o seu tempo e até o seu dinheiro com o curso de Organização Pessoal. Na Trilha do s alunos tem ainda conteúdo sobre a prova do Enem, gestão pessoal e técnicas de estudo. Confira e prepare-se!

Trilha do Conhecimento para os pais

O IF Sudeste MG considera fundamental o papel dos pais no processo de educação. Por isso, o Trilhas traz conteúdo específico para este público. Lá, os responsáveis podem fazer cursos de gestão financeira, aprender sobre educação e direitos humanos, conferir dicas para cuidar da alimentação da família durante a quarentena e até saber como economizar energia, especialmente agora com mais gente em casa e com a utilização de equipamentos para as aulas online.

Conhecimento dinâmico

As trilhas estão permanentemente disponíveis para acesso e interação, além de contar com a constante inserção de novos cursos e materiais. Neste processo, a comunidade acadêmica está convidada pela C8 a contribuir. Deve-se considerar que a maioria dos cursos e materiais é de livre acesso e não possui prazos para conclusão.

O IF Sudeste MG convida você a percorrer conosco as Trilhas do Conhecimento!

Acesse:

1 – Trilha Formativa em Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação e Metodologias Ativas - SERVIDORES DA ÁREA FINALÍSTICA

2 – Trilha Formativa em Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação e Metodologias Ativas - ALUNOS

3 – Trilha Formativa em Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação e Metodologias Ativas - PAIS E RESPONSÁVEIS

Texto: Coordenação-Geral de Comunicação e Marketing Reitoria