Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2021 > 07 > Pesquisa aborda iniciativas que promovem a sustentabilidade na Construção Civil

Pesquisa aborda iniciativas que promovem a sustentabilidade na Construção Civil

Trabalho foi apresentado pela engenheira Letícia Rodrigues como conclusão da especialização em Sustentabilidade na Construção Civil

Para a conclusão do curso de especialização em Sustentabilidade na Construção Civil, a engenheira Letícia Rodrigues desenvolveu a pesquisa “Construção sustentável: um panorama do contexto mundial e brasileiro". O trabalho faz uma revisão bibliográfica sobre iniciativas desse tipo de edificação em nível local, nacional e global. Ela foi orientada pela professora Claudia Coura, do Núcleo de Construções Civis.

A partir de informações obtidas em publicações acadêmicas, artigos e notícias, Letícia traçou como o conceito de sustentabilidade tem sido aplicado à construção civil ao longo dos anos. Ela conta que desde a faculdade se interessou pela área, tendo participado de trabalhos e projetos relacionados ao assunto.  "Escolhi este tema por ser um assunto atual, com grande potencial de exploração e de extrema importância, uma vez que a construção civil é um dos setores mais expressivos na geração de impactos negativos ao meio ambiente. Enquanto profissionais de engenharia, devemos conhecer e buscar soluções mais sustentáveis, desde a fase de concepção dos projetos, até a execução das obras e manutenção dos edifícios."

Em sua pesquisa, constatou que ao contrário do que muitos pensam, o Brasil se destaca no ranking mundial de construção sustentável. “Somos um dos países com maior número de edifícios certificados em diversas tipologias, como residenciais, comerciais, hospitalares, dentre outras.” Apesar de estar bem posicionado com relação a outras nações, ainda existem muitos desafios a serem superados, como a dificuldade em implementar materiais e técnicas alternativos aos tradicionais em grande parte das obras.

Letícia explica que a ideia de sustentabilidade possui três eixos fundamentais: o ambiental, o econômico e o social. Para ela, o meio da engenharia, como um todo, ainda precisa reconhecer esses três pilares e dar uma importância equilibrada a todos, convencendo empreendedores e compradores a investirem em construções desse tipo. "Mesmo apresentando um custo inicial mais alto, o valor é compensado em médio ou longo prazo com economias no consumo de água e energia, por exemplo. Dar preferência a projetos sustentáveis era um diferencial no mercado, mas agora tem se transformado em algo indispensável para o planeta e para a manutenção da vida."

Fizeram parte da banca de avaliação os professores Marconi Fonseca de Moraes, do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e a professora Maria Ernestina Alves Fidelis, do Núcleo de Construções Civis do IF Sudeste MG, Campus Juiz de Fora. Cláudia Coura, orientadora do trabalho, comenta que essa é uma iniciativa importante para os novos profissionais da área e para o meio ambiente. "O trabalho da Letícia pretende ampliar o conhecimento a respeito da sustentabilidade na construção civil, satisfazendo as necessidades que temos no presente sem comprometer as possibilidades das gerações futuras."

Ao fim da especialização, Letícia declara que o curso de Sustentabilidade na Construção Civil, oferecido pelo Campus Juiz de Fora, foi uma boa oportunidade de ampliar seus conhecimentos acerca da interação entre o meio ambiente e o meio construído, tendo tratado de diversos temas importantes nas áreas de materiais e resíduos de construção, geotecnia, certificações e impactos ambientais. "Pretendo aplicar e transmitir tais ensinamentos não apenas como engenheira, mas também como cidadã que se preocupa com o futuro do planeta".

registrado em: ,