Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2022 > 10 > Alunos do Campus Juiz de Fora participam do 9º Encontro de Colecionadores de Minerais

Estudantes apresentaram uma parcela do acervo de minerais do Instituto e tiraram dúvidas dos participantes do evento.

No último sábado (29), o Instituto participou pela primeira vez do Encontro de Colecionadores de Minerais, em Belo Horizonte - MG. O evento é organizado pelo Museu das Minas e do Metal e tem como objetivo proporcionar um momento de exposição, conversa e interação entre os participantes e o público visitante do Museu.

A participação dos estudantes no Encontro foi uma ação dos projetos de extensão “Mineralogia Aplicada à Metalurgia" e “Geologia Aplicada ao Meio Ambiente", coordenados pelos professores João Paulo Miranda e Kelly Ferreira, respectivamente. Ambos projetos promovem o conhecimento e estudo sobre as características, propriedades e aplicações de diferentes minerais.

Na edição deste ano, o Campus Juiz de Fora foi a única instituição acadêmica que participou do evento. “A exposição do nosso acervo é um dos principais objetivos do projeto. Os estudantes puderam conhecer o Museu, aprofundar seus conhecimentos e interagir com diferentes perfis de público, desde curiosos sobre mineralogia até grandes professores referências nacionais na área. Pretendemos voltar para próximas edições do evento.” comentou o professor João Paulo Miranda.

Alunos dos cursos técnicos em Meio Ambiente, Metalurgia, e os professores João Paulo Miranda e Kelly Ferreira. Foto: arquivo pessoal.

Sobre o evento

O Encontro de Colecionadores de Minerais já acontece há 9 anos na capital mineira. Anualmente, o evento reúne amantes do universo da mineralogia para exporem as peças de suas coleções, tirar dúvidas dos curiosos e conversar com os interessados pelo tema. Além disso, o Museu oferece programações gratuitas que englobam o assunto. Nesta nona edição, o engenheiro químico, perito e colecionador de minerais Eduardo Mendes Cardoso foi convidado para uma palestra sobre a “Identificação de Gemas e Minerais para Colecionadores”.

Acervo de minerais do Campus Juiz de Fora exposto no Encontro. Foto: arquivo pessoal.

Por Fábio Kelbert, estagiário sob supervisão de Laura Chediak

registrado em: ,