Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2022 > 10 > Campus JF participa do 24º Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais

Alunos do curso de Engenharia Metalúrgica apresentaram suas pesquisas em um dos congressos mais importantes da área.

Entre os dias 6 e 10 de novembro, o Campus Juiz de Fora participou do 24º Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais (CBECiMat) na cidade de Lindóia, em São Paulo. O professor Matheus de Oliveira e os alunos do curso de Engenharia Metalúrgica Carlos Moreira e Marcos Vinícius Nascimento apresentaram dois projetos de pesquisas desenvolvidos no Instituto. O congresso é um dos mais importantes da área de engenharias.

Na edição deste ano, os participantes apresentaram as pesquisas: “Efeito de parâmetros de soldagem no comportamento mecânico e metalúrgico na união de chapas dissimilares de aço AISI 304 e AISI 316 pelo processo GTAW” e “Avaliação de ciclos térmicos de recozimento da liga de latão C260 após conformação mecânica por estampagem”.

A participação no congresso foi contemplada pelo edital de apoio para participação de discentes em eventos acadêmicos, uma ação de apoio ao estudantes que oferece subsídios para taxas de inscrição, transporte, hospedagem e alimentação para apresentação de trabalhos acadêmicos em eventos regionais ou internacionais.

Sobre o evento

Desde 1974, pesquisadores e instituições que atuam na área de Ciência e Engenharia de Materiais organizam bienalmente o CBECiMat. O evento é apoiado pela Associação Brasileira de Cerâmica (ABC), a Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM) e a Associação Brasileira de Polímeros (ABPol).

O congresso pretende facilitar a interação entre pesquisadores e aproximar a ciência e a tecnologia, intercalando interesses acadêmicos e industriais. O intuito maior é contribuir para uma maior aproximação entre pesquisadores, profissionais da indústria e educadores da área de Ciência e Engenharia de Materiais.

Por Fábio Kelbert, estagiário sob supervisão de Laura Chediak.

registrado em: ,