Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2022 > 10 > Pesquisadora do IPEA ministrará palestra gratuita sobre a Lei de Cotas

Pesquisadora do IPEA ministrará palestra gratuita sobre a Lei de Cotas

Encontro faz parte do evento “Lei de Cotas: resultados em uma década e desafios presentes”. Inscrições vão até o dia 16.

Foto: Pedro Lareira
Para celebrar os dez anos de uma das principais políticas de ações afirmativas do país, o projeto de extensão do Campus JF “Cultura e Consciência Afro-Brasileira e Indígena na sala de aula e para a vida” propôs um ciclo de três palestras sobre o tema "Lei de Cotas na Educação (2012-2022): resultados em uma década e desafios presentes”. Os encontros são mediados por bolsistas da iniciativa e têm como convidados diferentes professores e estudiosos do assunto. O público-alvo das palestras são estudantes e docentes da rede pública e particular de educação interessados pelas políticas de ações afirmativas.

O evento teve início no dia 5 de outubro. Desde lá, já foram realizados dois encontros temáticos. A terceira e última palestra irá acontecer na próxima quarta-feira, dia 16, às 16h. O assunto será: “Resultados de uma década de implementação de cotas no Ensino Superior” e terá como convidada a professora doutora Tatiane Dias da Silva, pesquisadora do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), com atuação nas áreas de ações afirmativas e políticas públicas.

As inscrições para a palestra podem ser realizadas até o dia do evento, 16/11, de forma on-line. Clique aqui para se inscrever.

A transmissão acontecerá pelo canal do projeto no YouTube. Clique aqui para acessar.

Cultura e consciência afro-Brasileira e indígena na sala de aula e para a vida

Além das palestras on-line, o projeto de extensão promove vários encontros para debater textos e notícias vinculadas às políticas afirmativas e ao sistemas de cotas na educação. A última atividade presencial aconteceu no dia 12 de agosto, na qual alunos do Campus e da Escola Estadual Professor Quesnel foram convidados para a exibição do documentário "Raça Humana: bastidores das cotas raciais na UnB", seguida de uma discussão sobre o tema e a consolidação do sistema de cotas no Instituto.

Segundo o coordenador da iniciativa, professor Luís Eduardo Oliveira, a conciliação dos trabalhos presenciais e on-lines, aliados a qualidade dos palestrantes, têm apresentado uma grande relevância para a defesa o sistema de cotas na educação federal e o desenvolvimento das políticas afirmativas.

Os dois últimos encontros estão disponíveis na página do YouTube do projeto, confira abaixo quais foram os temas discutidos e os convidados:

Primeiro encontro (05/10/22): “Cotas na Educação: origens, legislação atual e ameaças ao sistema”

Convidado: Prof. Dr. Julvan Moreira de Oliveira (Diretor de Ações Afirmativas da Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF).

Segundo encontro (26/10/22): “A importância das políticas de permanência estudantil no cenário atual”

Convidados: Profª. Drª. Tamiris Pereira Rizzo (Pós-doutoranda no Instituto NUTES de Educação em Ciências e Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ) e Yuri de Melo Costa (Estudante de Políticas Públicas da Duke University).

registrado em: ,