Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2022 > 12 > Conheça o projeto Oficina de Jogos
conteúdo

Extensão

Conheça o projeto Oficina de Jogos

Iniciativa de extensão tem promovido momentos de lazer para a comunidade interna e externa do Campus JF.

O projeto de extensão Oficinas de Jogos, coordenado pelo professor João Paulo Miranda e pela pedagoga Adriene Carvalho, promove para a comunidade interna e externa do Campus a interação com diferentes tipos de jogos (xadrez, tabuleiro, cartas, e etc), com o intuito de integrar os alunos e desenvolver suas habilidades de percepção, memória e assimilação. 

A Oficina nasceu a partir de aulas de xadrez oferecidas de forma gratuita para a comunidade interna do Campus. Com a participação da servidora Adriene no projeto, os coordenadores viram espaço para expandir as atividades para uma sala aberta à todos os estudantes, servidores e terceirizados interessados por diferentes tipos de jogos e para a realização das oficinas em outras instituições. 

O projeto, atualmente, divide-se em duas grandes áreas: as ações internas, que acontecem no Campus JF (sala D-205), de segunda à quinta, no horário do almoço, e nas ações com a comunidade externa, as quais levam diferentes tipos de jogos para outras escolas, casas de repouso e hospitais, proporcionando momentos de lazer e integração entre os alunos e diferentes instituições da cidade. 

Poliana Guimarães é bolsista da iniciativa e integrante do time de xadrez do Campus JF. Ela conta que encontrou na sala de jogos um ambiente de inclusão: “Qualquer aluno pode participar das atividades, principalmente os que não conhecem os jogos, buscamos sempre acolher as pessoas, ensinar o que sabemos e promover um momento de distração na rotina do estudante.", apontou a bolsista.  

Uma novidade deste ano foi a integração com a Escola Estadual de Educação Especial Maria das Dores de Souza. Os coordenadores procuraram adaptar diferentes jogos para trabalhar com alunos com variados tipos de deficiência. “O projeto com o colégio ainda é recente, mas a recepção tem sido muito boa, o clima é muito leve e conseguimos ter momentos de recreação com todos os alunos.”, comentou o professor João Paulo.

Segundo a coordenação, a intenção para o ano que vem é ampliar o corpo de servidores envolvidos com as oficinas, para que existam maiores possibilidades de integração com diferentes organizações e colégios da cidade. 

Os integrantes da comunidade interna interessados em participar das atividades podem comparecer na sala do projeto durante a realização das atividades. Escolas, casas de repouso, hospitais e outras instituições que desejam levar a oficina para seus participantes podem entrar em contato com o coordenador pelo e-mail joaopaulo.miranda@ifsudestemg.edu.br

 

registrado em: , ,